IMG 9066 1 scaled
|

Estudantes da Escola de Gastronomia Social realizam tour cultural no Cineteatro São Luiz

Estudantes dos cursos profissionalizantes de Cozinha, Confeitaria e Panificação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco participaram de uma aula de campo no Cineteatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A visita foi realizada como parte das ações de formação integradas à proposta pedagógica da Escola, que busca aproximar os alunos de outros equipamentos culturais da cidade.

O Cineteatro São Luiz, gerido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), é referência em cultura audiovisual e cênica no Estado. Durante a visita, os estudantes foram recebidos pelo gestor do equipamento, José Alves Netto, que guiou o grupo por um tour pelas instalações, destacando a infraestrutura, a história e os valores que fazem do São Luiz um dos espaços mais importantes da cena cultural cearense.

Durante a visita, os estudantes assistiram ao filme ‘Sing: Quem Canta Seus Males Espanta’, animação musical que traz mensagens sobre superação e o poder transformador da arte. A escolha do filme dialoga com o cotidiano dos alunos da Escola, que também vivenciam desafios e descobertas ao longo da formação, reforçando a importância da expressão criativa como ferramenta de autoestima, inclusão e construção de futuros possíveis.

A atividade também contou com a exibição de um filme, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva que reforça a importância do acesso à cultura como parte do processo formativo. Assim como a Escola de Gastronomia Social, o Cineteatro São Luiz integra a rede de equipamentos culturais do Ceará voltados para a democratização do conhecimento, da arte e da memória coletiva.

Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Leia também