WhatsApp Image 2023 11 16 at 14.40.35

Escola de Gastronomia Social recebe Iya Doya e integra programação do Festival Afrocearensidades

WhatsApp Image 2023 11 16 at 14.40.35
Iyá Doya Moreira

Em celebração ao mês da Consciência Negra, o I Festival AfroCearensidades, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), proporciona, na próxima terça-feira (21), às 15h, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, o evento Ajeunirê: a comida que propicia boas coisas à vida.

Com Iyá Doya Moreira (RJ) e participação de Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE e Filho de Mãe Valéria Ty Logun Ede, Babalase George Ty Yemoja, do terreiro Ile Asé Omo Tife. O acesso ao evento é gratuito e por ordem de chegada, até o preenchimento das vagas.

O Festival traz uma ampla programação distribuída entre os equipamentos culturais do Estado, contando com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense. A programação acontece durante todo o mês de novembro, contemplando da capital ao interior do Estado.

Sobre Iyá Doya Moreira
Educadora social com foco em Direitos Humanos, Saúde da Mulher Negra e Culinária de Terreiro, Iyá Doya Moreira tem atuado no combate ao racismo, intolerância religiosa e outras formas de preconceito. Iyá Doya é abarcada de saberes e fazeres que partem da culinária do terreiro e, por meio desta arte, perpetua a tradição dos povos e comunidades tradicionais a todas e a todos.

Atualmente, integra o Projeto Racismo Religioso e Redução da Violência e Discriminação contra Praticantes de Religiões Afrodescendentes no Brasil desenvolvido por Criola, Ilê Omiojuaro e Ilê Axé Omi Ogun Siwajú. Cabe destacar sua atuação na 74ª sessão do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas em Genebra, Suíça (2023).

Iyá Doya é uma guardiã do legado ancestral que perpassa toda a territorialidade dos terreiros na diáspora e suas práticas produzem diversas maneiras de salvaguardar os saberes dos povos tradicionais; reforçando diariamente seu compromisso e legado com o bem estar da população negra, principalmente das mulheres e os adeptos da religião de matriz africana.

Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Serviço
Ajeunirê: a comida que propicia boas coisas à vida
Terça-feira (21), 15h, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Acesso gratuito por ordem de chegada até o preenchimento das vagas.

Leia também