background de pagina

ESCOLA DE GASTRONOMIA IVENS DIAS BRANCO REALIZA AULA INAUGURAL COM PREMIADO CHEF BRASILEIRO NESTA QUINTA, 27

ESCOLA DE GASTRONOMIA IVENS DIAS BRANCO REALIZA AULA INAUGURAL COM PREMIADO CHEF BRASILEIRO NESTA QUINTA, 27

Nesta quinta-feira, 27, a partir das 18 horas, serão oficialmente iniciadas as atividades da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Mucuripe. João Diamante, criador do Projeto de Gastronomia Social Diamantes na Cozinha ministrará a aula inaugural, ocasião em que discutirá o tema “Cultura Alimentar e Gastronomia Social”, além de compartilhar sua trajetória pessoal com os presente. O evento será voltado para alunos, autoridades e colaboradores.
Antes de se dedicar integralmente às causas sociais, Diamante passou por renomados restaurantes, como o Le Junes Verne, da Torre Eiffel, em Paris, e Fazenda Culinária, do Museu do Amanhã, sendo premiado na categoria “Chef Revelação” pelo Prêmio Infood de Gastronomia, em 2017. Além da palestra, os presentes também participarão de visita guiada e poderão conferir apresentação da Camerata de Cordas da UFC. O evento gratuito será voltado para alunos matriculados, autoridades e colaboradores.
ChefJooDiamante FotoFernandoRosenthal
Na sexta-feira, 28, das 9h às 12h e das 13h às 17h, os alunos matriculados serão também contemplados com serviços de saúde e oficinas que visam orientar o grupo sobre normas e boas práticas indispensáveis a profissionais que trabalham com manipulação de alimentos. As ações contam com apoio do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e as oficinas serão ministradas pela professora Elisângela Teixeira, da UFC.
Os selecionados são preferencialmente jovens entre 17 e 29 anos, egressos de escola pública, que não estão estudando nem trabalhando, mas que estão buscando qualificação. Os 160 alunos integram as turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha fundamental, cujas inscrições ocorreram entre os dias 27 e 31 de agosto, via site www.dragaodomar.org.br. O resultado foi divulgado no dia 21 de setembro, no referido sítio eletrônico. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 1º.
Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. De acordo com Flávia Castelo, Diretora de Gastronomia, Esporte e Conhecimento do Instituto Dragão do Mar, o objetivo é “viver do que gosta de fazer”.
Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, frisa que o Ceará sempre se destacou com uma mão de obra autodidata, basta ver os mais relevantes restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, que empregam muitos profissionais cearenses. Agora, segundo ele, surge um novo ciclo de formação numa área vital para a economia da cultura: “com as escolas de gastronomia, essa geração vai ter acesso a um alto padrão de formação, melhor empregabilidade e salário”.
Programação
Quinta-feira, 27
18h: Recepção e visita guiada com os alunos
18h45: Apresentação Camerata de Cordas da UFC
19h30: Cerimonial
20h: Aula Inaugural sobre “Cultura Alimentar e Gastronomia Social” com o chef João Diamante
21h: Encerramento
Sexta-feira, 28
9h às 12h e 13h às 17h: Oferta de serviços de saúde e oficinas para alunos
Link original : https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/09/escola-de-gastronomia-ivens-dias-branco-realiza-aula-inaugural-com-pre.html

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.