Escola de Gastronomia Social lança série sobre Cozinha Criativa Cearense
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), ligada à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), acaba de lançar no YouTube a série de vídeos “Cozinha Criativa Cearense”. São 12 vídeos com receitas variadas de entradas, pratos principais e sobremesas, utilizando de ingredientes da culinária cearense, com o intuito de, especialmente, valorizar os sabores locais.
Produzido e apresentado pela jornalista Izakeline Ribeiro, o Estúdio Voa foi responsável pelas filmagens e edição da série. Para compartilhar as receitas, a Escola convidou ex-alunos dos cursos de Cozinha, Panificação e Confeitaria, Charliane Oliveira, Talita Ribeiro, Muller Naiftan e Cida Nicodemos. que praticam essa abordagem em suas atividades. Cida Nicodemos ressalta a importância de se fazer protagonista na gastronomia como cearenses. Ela, que ensinou o prato “Filé a Titanzinho”, homenageou a praia do Titanzinho, localizada nas proximidades da Escola.
Talita Ribeiro, que atualmente também é professora Escola, demonstra a versatilidade da confeitaria ao trabalhar com frutas e cereais produzidos aqui no Ceará. “CocoMango”, “Jerimousse” e “Manicake” foram as sobremesas apresentadas por Talita. Por outro lado Muller Naftain, ex-aluno do curso de Cozinha, esteve presente na preparação das receitas “Foccacia de Jerimum”, “Guioza de Peixe” e “Marjubá”, passeando pelas técnicas dos colegas da panificação e utilizando de referências de outras culturas, como a chinesa, mesclando com os pratos locais.
Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, afirma o quão imprescindível as práticas voltadas à consideração de tudo aquilo que o Ceará oferece. “É muito importante nós olharmos para nós mesmos e isso também deve acontecer na gastronomia. Olha quanta coisa perto da gente que pode oferece um mar de possibilidades”, reitera.
Izakeline Ribeiro, que acompanhou os ex-alunos nos vídeos, ressalta a importância da criação de conteúdo próprio para expandir o acesso à cultura alimentar local. “A gente pode ir para os mais diferentes lugares do mundo, mas o nosso lugar e a nossa comida diz muito sobre a gente”, afirma.
Sobre a Escola
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra o programa Cultura em Rede, que unifica ações e políticas culturais nos equipamentos públicos do Ceará. Inaugurada em 2018, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, a Escola é um espaço de formação que combina ensino, pesquisa e responsabilidade social, valorizando a rica cultura alimentar do Ceará. Com foco nos diversos saberes da cadeia produtiva, promove a inovação de produtos, incentiva o empreendedorismo social, qualifica profissionais para o mercado de trabalho e contribui para o combate à fome. Oferece cursos gratuitos, de curta e longa duração, realizados tanto na sede, em Fortaleza, quanto no interior do estado.
SERVIÇO
Série “Aproveitamento Integral dos Alimentos”:
Clique aqui para assistir