image

Cajueiro, caju, cajuína: pesquisa do 5° Laboratório de Criação inova e produz cajuína vegana

O caju possui forte presença na cultura alimentar do Ceará. Em Aracoiaba, Silvanar Soares, agricultor familiar e um dos pesquisadores do 5° Laboratório de Criação, inovou no processo de produção da tradicional cajuína. O pesquisador, sob mentoria de Edy Brito (Embrapa Alimentos e Territórios), trabalhou no melhoramento da fabricação da bebida, produzindo um cajuína vegana.

WhatsApp Image 2023 03 29 at 10.24.44 1

Na busca pela valorização dos costumes e do cajueiro, a pesquisa teve como propósito aperfeiçoar a produção local de cajuína e desenvolver um produto livre de ingrediente de origem animal.

Com a produção de uma bebida mais inclusiva, artesenal e que fomenta a economia local, a cajuína vegana de Silvanar Soares valoriza o território e incentiva o turismo rural.

image 4

Silvanar aprendeu com seu pai, Chico Soares, a aproveitar o que a terra dá. Foi no centenário do aniversário de seu pai, em 2018, que surgiu a ideia de produzir cajuína para comercializar. Antes a bebida era feita apenas para consumo familiar e para presentear amigos. Produzida de forma artesanal, a cajuína São João carrega tradição e saberes das pessoas que habitam a comunidade da Lagoa de São João, no Maciço de Baturité.

A pesquisa desenvolvida no 5° Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social contou com a realização da Escola de Gastronomia Social, em parceria com a Embrapa, Nutec, UFC e IFCE Campus Baturité.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.