Ciabatta de Alho Poro Equipe 3 min scaled

Escola de Gastronomia Social realiza mostra de cultura alimentar

Estudantes e pesquisadoras apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB),  equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos próximos dias 21 e 22, a III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita por ordem de chegada para as oficinas e aulas-show. Para acessar as palestras, basta chegar com antecedência ao local, não é necessário se inscrever.

Um total de 15 aulas abordarão ingredientes da cultura alimentar cearense em receitas criadas pelos alunos dos cursos profissionalizantes. Entre 2022 e 2023, 280 estudantes concluíram as formações em Confeitaria, Panificação e Cozinha Básica. Para se ter uma ideia, capim santo, maxixe, piaba, macaxeira, carne de sol e acerola são alguns dos itens que estarão presentes nas produções. A cultura alimentar do Ceará também é destaque nos resultados das pesquisas realizadas no 5º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Os pesquisadores Silvanar Soares (Aracoiaba), Indra Nunes (Barbalha) e Nayane Honorato (Icó) apresentarão tecnologias sociais envolvendo a produção de uma cajuína vegana, uma farinha do resíduo do coco babaçu e rotas culturais em Icó.

Selene Penaforte, superintendente do equipamento, afirma que a Escola vem se destacando no cenário local e nacional por propor e desenvolver ações de pesquisa e formação, fortalecendo os conceitos de cultura alimentar e gastronomia social. “Nosso propósito enquanto instituição pública e inclusiva é o de oferecer formações gratuitas que estimulem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e gastronomia com ações objetivas em prol do crescimento desse público que busca nas formações oferecidas possibilidades de se organizarem e de criarem seus próprios caminhos”, destaca Selene.

No dia 21 (terça-feira), o evento começa, às 9h, com palestra de Max Jaques, chef, pesquisador do Instituto Brasil a Gosto (SP) e Edson Leite, fundador do Gastronomia Periférica (SP). Os convidados irão abordar o tema “Gastronomia Social: Cozinhar é um ato político”. Já no dia 22 (quarta-feira), a programação inicia com o tema “Cultura Alimentar – o poder da produção local”, às 9h, nas falas das pesquisadoras Gabriella Pieroni (MG) e Lourdes Vicente (CE). Nos dois dias, no período da tarde, a partir das 14h, o público poderá acompanhar uma série de oficinas e as apresentações dos resultados das pesquisas realizadas na Escola.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

AGENDE-SE

3ª Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

Dias  21 e 22 de março – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Inscrição para oficinas e aulas-show por ordem de chegada antes de cada atividade. Acesso às palestras por ordem de chegada, sem necessidade de credenciamento.

Os interessados poderão solicitar certificado de participação.

Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091| Instagram: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br

MAIS INFORMAÇÕES

Currículo dos palestrantes:

Edson Leite (São Paulo)

Chefe de cozinha, assistente social, empreendedor, repórter e pai de 4 filhos. Edson Leite aprendeu a cozinhar em Portugal para onde foi em busca de melhores oportunidades em 2006. Depois de voltar para a “quebrada” de São Paulo, estudou Serviço Social e fundou a Gastronomia Periférica, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia. A iniciativa é vencedora do prêmio “Responsabilidade Social” da Prazeres da Mesa e do prêmio “Braztoa de Sustentabilidade”. Edson também fez parte do time de repórteres dos realitys Me Poupe e Minha Receita e é autor do livro “Porque criei a Gastronomia Periférica”, finalista do “Prêmio Jabuti” e ganhador do “Gourmand Awards”. Em 2022, o chef, foi finalista do prêmio “Empreendedor Social da Folha” e destaque no “Basque Culinary World Prize”, da Espanha, prêmio internacional que promove chefs que melhoram a sociedade através da gastronomia, recentemente recebeu também o Troféu Inspiração do Prêmio Melhores do Ano 2022, da Rede Globo.

Max Jaques (São Paulo) 

Chef de cozinha com formação em Patrimônio, Memória e Gestão Cultural. É pesquisador no Instituto Brasil a Gosto e autor do livro Comida no Cotidiano, pela Editora Contexto. Ainda representando o Instituto, atua como membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

Gabriella Pieroni (Santa Catarina) 

Bacharel e licenciada em História pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (2018) onde pesquisou patrimônio alimentar do Brasil na Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial (IPHAN). Suas investigações envolvem políticas culturais, preservação do patrimônio cultural imaterial e alimentar, segurança e soberania alimentar e nutricional no Brasil e práticas agroalimentares tradicionais. Tem experiência com elaboração e gestão de projetos culturais e socioambientais em comunidades tradicionais produtoras de alimentos, pesquisa, roteiro e produção de conteúdo audiovisual, articulação para a formação de redes, educação patrimonial, ambiental e alimentar. Atua pela Rede Slow Food Brasil e compõe o núcleo de projetos da Vagaluzes Filmes.

Lourdes Vicente (Fortaleza) 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2014). É pesquisadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará atuando desde 2011 em projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre saúde, conflitos socioambientais, gênero e agroecologia. Foi bolsista EXP-B do CNPq atuando no o Projeto Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura: transformações Territoriais e a Juventude no Sertão Central Cearense executado pela Universidade Federal do Ceará. Faz parte do NEGIF: Núcleo de Estudos de Gênero, Idade e Família da UFC. Atuou como professora do Tempo Comunidade no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará em parceria com o PRONERA. Colabora com o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto. Possui experiência em projetos de pesquisa e educação popular em saúde, questão ambiental, escolas do campo e trabalho com mulheres junto a movimentos sociais, ONGs e comunidades camponesas. Foi membro da CLACSO no GT Cuerpos, Territorios y Resistências , coordenado pela RETOS (Red Transnacional Otros Saberes) do México. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal, Campus Crateús atuando na área de Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do campo, questão agrária, gênero, feminismo e ambiente.

Programação aberta ao público

21/03/23, TERÇA-FEIRA

LOCAL: TERRAÇO 

9H – PALESTRA GASTRONOMIA SOCIAL – COZINHAR É UM ATO POLÍTICO

Max Jaques (SP) 

Edson Leite (SP)

LOCAL: PANIFICAÇÃO
14H – OFICINA O CEARÁ TEM DISSO, SIM! PIABA E MAXIXE

Receita: Pão rústico de maxixe com manteiga de piaba curada

Com Franzé Melo e Iury de Melo

15H30 – OFICINA O CEARÁ TEM DISSO, SIM! ACARAJÉ E CASTANHA

Receita – Pão Acarajé com queijo de castanha (vegano) com Cleyton Vieira e Leandro Henrique 

LOCAL: CONFEITARIA

14H30 – AULA-SHOW IDENTIDADE DA CONFEITARIA CEARENSE: MELAÇO E COCO BABAÇU

Receita – Tartelete de coco babaçu com leite de pedra  com Telma Carvalho e Mayara  Rodrigues 

16H – AULA-SHOW IDENTIDADE DA CONFEITARIA CEARENSE: MACAXEIRA E ACEROLA 

Receita – Manicake: sobremesa com creme de macaxeira e queijo, massa sablé com sementes de acerola e geleia de acerola

Com Ana Célia Leandro

LOCAL: COZINHA BÁSICA

15H – OFICINA O CEARÁ TEM DISSO, SIM! EMPANAMENTO COM COCO BABAÇU

Receita – Peixe empanado com coco babaçu

Com Luiz de França e  Indra Nunes

16H30 – OFICINA O CEARÁ TEM DISSO, SIM! COXINHA DE BÚZIO

Receita – Petisco de boteco: coxinha de búzio

Com Bruno Modolo 

LOCAL: COZINHA SHOW

14H10 – AULA SHOW TODA COMIDA TEM HISTÓRIA – TORTINHA COM BRIGADEIRO DE CAPIM-SANTO

Com Cosma Barreto

15H20 – AULA-SHOW TODA COMIDA TEM HISTÓRIA – PÃO DE TAPIOCA, QUEIJO E CARNE DO SOL

Com Lili Sousa 

16H30 – Apresentação da pesquisa do Laboratório de Criação 

Pesquisa: Sertão Imperecível: A Sustância Da Cultura Alimentar De Icó/Ce  

Pesquisadora: Nayane Honorato

Mentoria: Izabel Gurgel

22/03/23 QUARTA-FEIRA

LOCAL: TERRAÇO

9H – Palestra Cultura Alimentar – O poder da produção local com

Com Gabriella Pieroni (MG) e Lourdes Vicente (CE)

LOCAL: PANIFICAÇÃO

14H30 – OFICINA DE ARACOIABA  PARA MUCURIPE – O PÃO DE COCO E A CAJUÍNA NA RELIGIÃO  

Receita – Levain de coco com leite de pedra e redução de cajuína

Com Flávio Costa

LOCAL: COZINHA BÁSICA 

14H10 – OFICINA COMIDA DE AFETO – ENTRADINHA CEARENSE

Receita: bolinha de massa de milho, recheio vegano e molho barbecue de cajuína com Ilana Neves e Aline Caetano

16H30 – OFICINA  COMIDA DE AFETO – CAPITÃO QUE ABRAÇA A BOCA

Receita: Paçoca com fusão de charque e carne de sol  com arroz de leite

Com Antônio Araújo “Moscatto” e Nayane Honorato

LOCAL: CONFEITARIA 

14H30 – AULA-SHOW com Mattu Macedo 

Banoffe com Crumble de Coco Babaçu com Mattu Macedo

16H – AULA-SHOW TODA COMIDA TEM HISTÓRIA- O BRIGADEIRO QUE TRANSFORMA

Com Karine Brito 

COZINHA SHOW

14H10 – AULA-SHOW “A VERSATILIDADE DA COXINHA”

Receita: Coxinha de batata doce com PANC 

Com Helaine Cruz

15H20 – AULA-SHOW “SERTÃO VEGANO”

Receita: Carne de Caju e Leite de castanha

Com Anderson Brandão (Aquitanda) e Roger Braga (Marques da Varjota) 

16H30 – Apresentação das pesquisas do Laboratório de Criação 

Pesquisa: “Cajueiro, Caju, Cajuína”

Pesquisador: Silvanar Soares Pereira

Mentoria: Edy Sousa de Brito

Pesquisa: “Farinha Babaçu da Floresta à Mesa”

Pesquisadora: Indra Nunes

Mentoria: Guilhermina Cayres e Harvey Villa

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.