edson leite chef foto divulgacao

Chef Edson Leite (SP) é um dos palestrantes em evento gratuito na Escola de Gastronomia Social


Fundador da Gastronomia Periférica, que recebeu o Troféu Inspiração do Prêmio Melhores do Ano 2022 da Rede Globo, é um dos convidados da III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

Chef de cozinha, assistente social, empreendedor, repórter e pai de quatro filhos, Edson Leite aprendeu a cozinhar em Portugal para onde foi em busca de melhores oportunidades, em 2006. Depois de voltar para São Paulo, estudou Serviço Social e fundou a Gastronomia Periférica, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia. O chef é um dos convidados da  III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar, que acontece nos dias 21 e 22 de março, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

edson leite chef foto divulgacao
Chef Edson Leite

Em Fortaleza, Edson Leite vai ministrar a palestra “Gastronomia Social – cozinhar é um ato político” junto com o chef e pesquisador  Max Jaques (SP), no dia 21 (terça-feira), às 9h. A fala será permeada pelas experiências na Gastronomia Periférica. A iniciativa é vencedora do prêmio “Responsabilidade Social” da Prazeres da Mesa e do prêmio “Braztoa de Sustentabilidade”. Autor do livro “Porque criei a Gastronomia Periférica”, Edson também foi finalista do “Prêmio Jabuti” e ganhador do “Gourmand Awards”. Em 2022, o chef foi finalista do prêmio “Empreendedor Social da Folha” e destaque no “Basque Culinary World Prize”, da Espanha, prêmio internacional que promove chefs que melhoram a sociedade através da gastronomia. No final do ano, ele recebeu o Troféu Inspiração do Prêmio Melhores do Ano 2022, da Rede Globo. 

III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

Série de palestras e oficinas nos dias 21 e 22 de março, nos períodos manhã e tarde, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Estudantes e pesquisadores da Escola apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará, além de palestras de convidados. Toda a programação é gratuita com inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade. 

Programação de palestras
Dia 21 (terça-feira), 9h: 
Gastronomia Social – cozinhar é um ato político

Edson Leite (SP)
Max Jaques (SP)

Dia 22 (quarta-feira), 9h: Cultura Alimentar – o poder da produção local
Gabriella Pieroni (MG)
Lourdes Vicente (CE)

Palestrantes:

Max Jaques (SP)
Chef de cozinha com formação em Patrimônio, Memória e Gestão Cultural. É pesquisador no Instituto Brasil a Gosto e autor do livro Comida no Cotidiano, pela Editora Contexto. Ainda representando o Instituto, atua como membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

Gabriella Pieroni (MG)
Bacharel e licenciada em História pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (2018) onde pesquisou patrimônio alimentar do Brasil na Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial (IPHAN). Atua pela Rede Slow Food Brasil e compõe o núcleo de projetos da Vagaluzes Filmes.

Lourdes Vicente (CE)
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará – UFC – (2014). É pesquisadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) no Departamento de Saúde Coletiva da UFC. Colabora com o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto. É professora do Instituto Federal, Campus Crateús.

Edson Leite (SP)
É fundador do Gastronomia Periférica, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia. É autor do livro “Porque criei a Gastronomia Periférica”, finalista do “Prêmio Jabuti” e ganhador do “Gourmand Awards”. Em 2022, o chef foi finalista do prêmio “Empreendedor Social da Folha”, destaque no “Basque Culinary World Prize”, da Espanha, e recebeu o Troféu Inspiração do Prêmio Melhores do Ano 2022, da Rede Globo.

III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar
Palestras e oficinas de gastronomia e cultura alimentar
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. 
Dias 21 e 22 de março (terça e quarta), Palestras – a partir das 9h e Oficinas – partir das 14h10.
Acesso gratuito mediante inscrição por ordem de chegada antes de cada atividade
Mais informações: www.gastronomiasocial.org.br

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.