programacao mostra24 3 1
|

Escola de Gastronomia Social realiza mostra de cultura alimentar em março

Estudantes e pesquisadoras apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB),  equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos dias 5, 6 e 7 de março, a IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita. 

As aulas e oficinas abordarão ingredientes da cultura alimentar cearense em receitas criadas pelos alunos dos cursos profissionalizantes. Entre 2023 e 2024, 280 estudantes concluíram as formações em Confeitaria, Panificação e Cozinha Básica. Para se ter uma ideia, jaca, peixe guarajuba, jambu e hortaliças tradicionais produzidas na sede da Escola são alguns dos itens que estarão presentes nas produções. 

A cultura alimentar do Ceará também é destaque nos resultados das pesquisas realizadas no 6º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Os proponentes Joélho Caetano, Anailton Fernandes e Thiago Tavares apresentarão tecnologias sociais envolvendo a produção de um sorvete feito à base de mandioca, com crocante de farinha doce com rapadura, coco e manteiga de garrafa; a qualificação do processamento de peixes com pescadores do Serviluz e um Mapa da Cultura Alimentar do Ceará.

Selene Penaforte, superintendente do equipamento, afirma que o propósito da Escola, enquanto instituição pública e inclusiva, é o de oferecer formações gratuitas que estimulem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e gastronomia. “ Trabalhamos com ações objetivas em prol do crescimento do público que busca nas formações oferecidas possibilidades de se organizarem e de criarem seus próprios caminhos”, destaca Selene.

Nos dias 5 e 6 (terça-feira e quarta-feira), o evento começa, às 13h30, com oficinas gastronômicas. Os alunos dos cursos profissionalizantes de Cozinha, Panificação e Confeitaria  apresentarão suas criações a partir de ingredientes cearenses. Já no dia 7 (quinta-feira), a programação inicia com a mesa redonda “Cultura alimentar: pesquisa e prática” com Raul Lody (PE), Patty Durães (SP) e Ivan Prado (CE). Nos três dias, o público interessado deve chegar ao local às 13h para inscrição e credenciamento por ordem de chegada.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

AGENDE-SE

4ª Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

Dias  05, 06 e 07 de março – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade. Os interessados poderão solicitar declaração de participação.

Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 99295-6179 | (85) 99295-2122 WhatsApp (somente mensagem) | Instagram: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br

MAIS INFORMAÇÕES

Currículo dos palestrantes:

Ivan Prado

Formado na Universidade Senac Campus Campos do Jordão SP, com certificação ProChef pelo The Culinary Institute of América – CIA, foi indicado como Chef do Ano em 2023 pela premiação cearense Melhores Sabores da Cidade.  Atualmente é chef corporativo do grupo Beach Park. Antes, passou pelos restaurantes Mangue Azul, Mayu e Zoi. Na bagagem, traz encontros e trabalhos com chefs renomados, como Alex Atala, Albert Landgraf, Flávia Quaresma, Ana Luiza Trajano, Jeferson Rueda e Janaína Rueda, Vitor Sobral, Claude Troisgros e Katia Barbosa, além de participação como chef convidado em eventos do Mesa Ao Vivo da revista Prazeres da Mesa e Fartura Brasil. 

Patty Durães

Pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afro-diaspóricas na culinária brasileira. Com experiência significativa, destaca-se por pesquisas, artigos e palestras em instituições renomadas como MASP, Itaú Cultural, Preta Hub e SESC SP. É TEDx Speaker, autora do curso “Muito Além da Boca” e coordenadora pedagógica na Gastronomia Periférica. Atuou em projetos para a Cia. das Letras e participou de eventos como Bienal do Livro e Globo Minas. Sua paixão é ampliar a compreensão sobre a interseção entre comida e identidade cultural brasileira.

Raul Lody

Raul Lody, antropólogo, museólogo, pensador da comida e da alimentação, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (2005) e do Museu do Açúcar e do Doce (2016), é escritor e autor de 42 livros sobre comida/alimentação/sociedade/cultura; Tem várias premiações  mundiais do Gourmand World Cookbook Awards. Desde 1972 realiza pesquisa e documentação sobre sistemas alimentares em âmbito nacional e internacional e em 2018 o seu Livro Brasil Bom de Boca foi tema do enredo da Escola de Samba União da Ilha/Rio.

Ricardo Elesbão

Chefe Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa Alimentos e Territórios. Graduado em Agronomia pelo CCA/UFPB (1989) e em Gastronomia pela Uninassau (2019), especialização em História da Alimentação e Patrimônio Cultural pela UNISC (2020), Mestre (1993) e Doutor em Ciência dos Alimentos (1999) pela UFLA. Tem experiência na área de Ciências Agrárias e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente na valorização e uso da biodiversidade. Publicou mais de 230 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e participou como palestrante em mais de 100 eventos nacionais e internacionais. 

Marina Araújo

Marina Araújo é cozinheira, pesquisadora e gestora cearense. Esteve à frente de dois restaurantes em Fortaleza, desenvolveu pesquisa sobre a doçaria do Ceará e, atualmente, é diretora do Mercado Alimenta CE.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA 

05/03/24, TERÇA-FEIRA 

13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

13h30 às 18h – Oficinas gastronômicas para apresentação de resultados dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2

Local: Cozinhas pedagógicas 

Cozinha

14h10Odisseia Cearense – Entre serra e sertão
(Nhoque de macaxeira com ragu de jaca, crocante de coco e azeite de hortaliças tradicionais)
Ana Beatriz, Francisca Calixta, Geovanna  Lima, Lennon Rodrigues, João Deivisson e Sarah Ferreira

15h15Capitão da Terra (Polpetone de Feijão com molho de tomate e bertalha e  purê de batata doce)
Ana Kessia, Eline de Sousa, Herbenis Viana, Meirielle Feitosa, Simone Araújo e Van Henrique

16h10Titã do Farol (Rondelle de Guarajuba)
Alessandra Silva, Nara Silva, Jéssica Sousa, Liliane Santos, Geane Ramos, Rafaelle Vasconcelos e Rita de Cássia

17h15Barca de 03 malhos (Barquete de beiju, com guarajuba e maionese de jerimum)
Bianca Aguiar, Gabriela Martins, Magno Moura, Marcos do Carmo, Naiane da Costa, Rafaela  Silva e Williame Feitosa

Panificação

13h45Um sol para cada um
(
Massa semi folhada de carnaúba com recheio de carne de sol de carneiro e queijo coalho)Márcio Sampaio, Josi Gomes, Micaele Vasconcelos, Meire Medeiros, Pablo Cauan e Geovane Silva

14h40Pão de Vinagreira (Pão vegano de vinagreira, chutney de tomates e pesto de jambu)
Lidiane Lopes, Jesus Brito, Alessandra Aquino, Sybele Santos, Thiago Vieira 

15h30Já quero (Pão brioche com hambúrguer de carne de jaca)
Daniel Silva, Liliana Nascimento, Helena Pereira, Camila Pimenta, Kamila Andrade 

16h30Malvadão (Brioche de Malva com Geléia de Frutas Amarelas)
Karla Angélica, Eva Sousa, , Vitoria Lobão, Thalia Silva, Leo Cavalcante

Confeitaria

14hBrigarida – (Brigadeiro explosivo de tomate com manjericão e coco)
Adriana Carvalho, Laryza Jade, Maria Kaylane, Marília Emillaine, Marjorie Bernardo

15hAlfajor Martins e Iracema (Alfajor artesanal de aproveitamento total da goiaba  com creme de queijo coalho) 
Gustavo Soares, Janaína Aires, Maria Alessandra, Patrícia Oliveira, Yanna de Oliveira

16hBombom Nordestino (Tradicional cuscuz com queijo em forma de bombom)
Aline de Sousa, Amanda Paiva, Janaina de Freitas, Maria Lúcia Pereira, Nara Fernanda, Nick Costa

17hSurpresa de Siriguela (Bombom entremet de siriguela)
Daniele de Sousa, Deusivania Rodrigues, Isaiane Vasconcelos, Fernando Ramos, Tatiane Souza

Terraço

16h – Roda de conversa “Políticas para formação e pesquisa em cultura alimentar e gastronomia social”, com Selene Penaforte (EGSIDB), Marina Araújo (Mercado Alimenta CE) e Ricardo Elesbão (Embrapa Alimentos e Territórios) 

17h – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Laboratório de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa  “O Mar está para peixe – um pescado de qualidade no Serviluz”
Proponente/Mentor: Anailton Fernandes (Fortaleza) e Rodolfo Vilar (Sp)

06/03/24, QUARTA-FEIRA 

13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

13h30 às 18h

Oficinas gastronômicas para apresentação de resultados dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2

Local: Cozinhas pedagógicas 

Cozinha 

14h10Croquejuba (Croquete de cebola roxa de guarajuba com purê de batata doce, vinagreira e picles de cebola)
Antônio Sherman, Daniel Felício, Flávia  Félix, Magna Santos, Viviane Souza e Zenadiane Ferreira

15h15O olho do mar (Bolinha  de massa de  tapioca com chutney de siriguela)
André dos Santos, Elizabete Queiroz, Valdeir Farias, Isabel Batista,  Janaína Guimarães, Eliane Silva e Suelane Alves

16h10Calor do Mucuripe (Bolinho de polvilho e guarajuba com geleia de palma)
Brenda de Oliveira, Bruna Morais, Eriegina de Sousa, Gisele Nunes, João Paulo Tavares e Zileide Teixeira.

17h15Guaramar Nordestina (Panqueca de hortaliças tradicionais com recheio de Guarajuba e molho de jerimum sem lactose)
Ana Area de Oliveira, Ester Gomes, Janaina Martins, Liliane Ribeiro, Mikaela Aragão, Nathan Lucas e Nilciane Bezerra

Panificação

13h45Potiguara (Pão de pimenta de cheiro com camarão ao molho de queijos)
Sara Machado,Eudes Filho, Luzirene Vidal, Vivian Martins, Laryne Bonfim

14h40Tucupato (Focaccia de tucupi e folha de siriguela com recheio de pato no tucupi e siriguela desidratada)
Emanuela Amaral, Fernanda Cunha, Fernanda Cunha, Flávia Nunes, Rosangela Nascimento, Israel Humberto, Alexandre Abreu

15h30Canapain (Pão italiano de caldo de cana com carne de charque, queijo coalho cozido, molho picância e vinagrete de hortaliças tradicionais)
Lidiane Maria, Kelly Silva, Renata Silva, Thiago Gomes, Emanuel Fernandes

16h30Macajuba (Pão de macaxeira com queijo coalho e hambúrguer de guarajuba)
Sandro da Silva, Gilson de Alencar, Sula Barbosa, Regilda Mesquita, Kivia Daiane

Confeitaria

14hMacamum (macaron com aproveitamento integral  do jerimum)
Adriana Vieira, Claudia Mauricio, Leide Duarte, Karoliny Aragão, Losangela Lima

15hMangarindo (Sobremesa zero açúcar de frutas amarelas com geleia de manga e tamarindo)
Ana Carolina, Carla Jane, Jessica da Silva, Kilma Maria, Valdenia da Silva

16hSurpresa Jeri Defumada(Bolinho de arroz doce, com doce de jerimum defumado e creme de queijo coalho)
Ana Beatriz, Aracelia da Silva, Juliana Rodrigues, Lindachryst Soares, Tatiane Araújo, Melriene Alves

17hSanta Mamolina (Sobremesa vegana – carolinas de batata doce com recheio de mamão e coco, fondant de capim-santo)
Esther Araujo, Islaine Honorato, Maria Cleide, Maria Solange, Rafaela Borges

Terraço

16h – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Lab. de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “Sorvete Caetanos – a força da farinhada no Quilombo”
Proponente/Mentor:  Joélho Caetano (Conceição dos Caetanos – Tururu) / Bruno Modolo (CE)

17h30 – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Lab. de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “Mapa da Cultura Alimentar do Ceará”
Proponente/Mentores: Thiago Tavares (Fortim) / Raul Lody (PE), Patty Durães (SP). 

07/03/24, QUINTA-FEIRA 

13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

14hMesa-redonda “Cultura alimentar: pesquisa e prática”, com Raul Lody (BA), Patty Duraes (SP) e Ivan Prado (CE). Mediação: Vanessa Moreira – EGSIDB
Local: Terraço 

16h30 – Pausa para o café

17h – Entrega dos certificados para os alunos dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2

Leia também