dia1 32 scaled

Confira os destaques dos três dias da IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

Estudantes e proponentes apresentaram os resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará

dia1 158 edited scaled
Foto: Estúdio Voa

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB),  equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizou nos dias 5, 6 e 7 de março, a IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contou com a presença de importantes pesquisadores da área e uma série de atividades abertas ao público. O evento reuniu pessoas de todo Ceará e de outros estados que puderam conhecer e se aprofundar nos melhores sabores e conhecimentos tradicionais da cultura alimentar cearense.

Ingredientes regionais e receitas autorais

Já imaginou conhecer pratos culinários feitos com famosos ingredientes que perpassam gerações do nosso estado? Jambu, Jaca, Carne de Sol, Carnaúba, Macaxeira e tantos outros. Pois todas essas delícias somadas a muita criatividade, técnica e inovação abrilhantaram as oficinas da IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. Foram 24 pratos autorais com ingredientes regionais apresentados por alunos dos cursos profissionalizantes das áreas de Confeitaria, Cozinha e Panificação. Com destaque para a Guarajuba, peixe tradicional das comunidades pesqueiras de Fortaleza.

Pesquisa e Cultura Alimentar Cearense

A cultura alimentar do Ceará também foi destaque nos resultados das pesquisas realizadas no 6º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Os proponentes Joélho Caetano, Anailton Fernandes e Thiago Tavares apresentaram tecnologias sociais envolvendo a produção de um sorvete feito à base de mandioca, com crocante de farinha doce com rapadura, coco e manteiga de garrafa; a qualificação do processamento de peixes com pescadores do Serviluz e um Mapa da Cultura Alimentar do Ceará.

Convidados

Na oficina de abertura contamos com a presença de Marina Araújo, pesquisadora e diretora do Mercado Alimenta CE, e Ricardo Elesbão, Chefe Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa Alimentos e Territórios. A palestra de encerramento juntou Raul Lody, escritor, antropólogo, museólogo e pensador da comida e da alimentação, Patty Durães, pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afrodiaspóricas na culinária brasileira, e Ivan Prado, Chef Corporativo do Grupo Beach Park, em uma conversa sobre pesquisa e prática da cultura alimentar perpassando por nossa ancestralidade e herança cultural alimentícia.

Cinfira mais fotos

Fotos: Estúdio Voa

Leia também