PALESTRAS IV MOSTRA Prancheta 1 copia 17

Confira os palestrantes da IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

A mostra acontece nos dias 5, 6 e 7 de março e contará com uma programação recheada de palestras e oficinas.

Dia 5 de março (terça-feira), às 16h, conversa sobre Políticas para formação e pesquisa em Cultura Alimentar e Gastronomia Social, com:
Selene Penaforte
Selene Penaforte, Superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Pedagoga, Doutora em Educação (UFC) Mestre em Educação Brasileira (UFC) Especialista em Psicomotricidade (Unifor), Conselheira de Educação do Conselho de Educação do Ceará. Experiência com formação de professores atuando especialmente nos seguintes temas: cultura alimentar, inclusão escolar, gestão escolar, inclusão, aprendizagem, inovação pedagógica e uma apaixonada pelo potencial transformador da Gastronomia Social.

Marina Araujo
Marina Araújo é cozinheira, pesquisadora e gestora cearense. Esteve à frente de dois restaurantes em Fortaleza, desenvolveu pesquisa sobre a doçaria do Ceará e, atualmente, é diretora do Mercado Alimenta CE.

Ricrado Elesbão
Chefe Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa Alimentos e Territórios. Graduado em Agronomia pelo CCA/UFPB (1989) e em Gastronomia pela Uninassau (2019), especialização em História da Alimentação e Patrimônio Cultural pela UNISC (2020), Mestre (1993) e Doutor em Ciência dos Alimentos (1999) pela UFLA. Tem experiência na área de Ciências Agrárias e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente na valorização e uso da biodiversidade. Publicou mais de 230 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e participou como palestrante em mais de 100 eventos nacionais e internacionais.

PALESTRAS IV MOSTRA Prancheta 1 copia 18c

Dia 7 de março (quinta-feira), às 14h, mesa redonda sobre Cultura Alimentar: pesquisa e prática, com:
Raul Lody
Raul Lody, antropólogo, museólogo, pensador da comida e da alimentação, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (2005) e do Museu do Açúcar e do Doce (2016), é escritor e autor de 42 livros sobre comida/alimentação/sociedade/cultura; Tem várias premiações  mundiais do Gourmand World Cookbook Awards. Desde 1972 realiza pesquisa e documentação sobre sistemas alimentares em âmbito nacional e internacional e em 2018 o seu Livro Brasil Bom de Boca foi tema do enredo da Escola de Samba União da Ilha/Rio.

Patty Durães
Pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afro-diaspóricas na culinária brasileira. Com experiência significativa, destaca-se por pesquisas, artigos e palestras em instituições renomadas como MASP, Itaú Cultural, Preta Hub e SESC SP. É TEDx Speaker, autora do curso “Muito Além da Boca” e coordenadora pedagógica na Gastronomia Periférica. Atuou em projetos para a Cia. das Letras e participou de eventos como Bienal do Livro e Globo Minas. Sua paixão é ampliar a compreensão sobre a interseção entre comida e identidade cultural brasileira.

Ivan Prado
Formado na Universidade Senac Campus Campos do Jordão SP, com certificação ProChef pelo The Culinary Institute of América – CIA, foi indicado como Chef do Ano em 2023 pela premiação cearense Melhores Sabores da Cidade.  Atualmente é chef corporativo do grupo Beach Park. Antes, passou pelos restaurantes Mangue Azul, Mayu e Zoi. Na bagagem, traz encontros e trabalhos com chefs renomados, como Alex Atala, Albert Landgraf, Flávia Quaresma, Ana Luiza Trajano, Jeferson Rueda e Janaína Rueda, Vitor Sobral, Claude Troisgros e Katia Barbosa, além de participação como chef convidado em eventos do Mesa Ao Vivo da revista Prazeres da Mesa e Fartura Brasil.

PALESTRAS IV MOSTRA Prancheta 1 copia 19c

Toda a programação é gratuita, com inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Agende-se:
Dias 05, 06 e 07 de março (terça, quarta e quinta), a partir das 13h
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE.
Mais informações: www.gastronomiasocial.org.br

Leia também