IMG 1437 scaled

Escola de Gastronomia Social celebra a culinária cearense em 3ª Mostra de Cultura Alimentar

A 3ª Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar aconteceu nos dias 21 e 22 de março, com programação gratuita e aberta ao público. O evento contou com uma série de palestras, aulas-show e oficinas, nos períodos manhã e tarde.

Na ocasião, estudantes e pesquisadores da Escola apresentaram resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará.

No primeiro dia, tivemos a palestra “Gastronomia Social: Cozinhar é um ato político” com Max Jaques (SP) e Edson Leite (SP). Para mostrar a culinária cearense, tivemos as oficinas “O Ceará tem disso, sim!” com as receitas de Pão rústico de maxixe com manteiga de piaba curada, Pão Acarajé com queijo de castanha (vegano), Peixe empanado com coco babaçu e Petisco de boteco: coxinha de búzio.

A identidade da confeitaria cearense foi representada na Tartelete de coco babaçu com leite de pedra e na Manicake, uma sobremesa com creme de macaxeira e queijo, massa sablé com sementes de acerola e geleia de acerola.

A programação também contou com as aulas-show “Toda comida tem história”, com a apresentação da Tortinha com brigadeiro de capim-santo com Cosma Barreto e Pão de tapioca, queijo e carne de sol, com Lili Sousa, ambas ex-alunas da Escola. Encerrando a programação do dia, Nayane Honorato apresentou o “Sertão Imperecível: A Sustância Da Cultura Alimentar De Icó/Ce”, pesquisa do 5º Laboratório de Criação.

Já no segundo dia, diversas aulas-show e oficinas também aconteceram na Escola. Levain de coco com leite de pedra e redução de cajuína; bolinha de massa de milho, recheio vegano e molho barbecue de cajuína; Paçoca com fusão de charque e carne de sol com arroz de leite; Banoffe com Crumble de Coco Babaçu; Coxinha de batata doce com PANC; e Carne de Caju e Leite de castanha foram as receitas apresentadas.

Também tivemos a apresentação das pesquisas do Laboratório de Criação: “Cajueiro, Caju, Cajuína”, de Silvanar Soares, e “Farinha Babaçu da Floresta à Mesa”, com Indra Nunes.

O encerramento da 3ª aconteceu na quarta-feira (22) à noite e foi um momento para prestigiar as pesquisas e os produtos desenvolvidos pelos estudantes e pesquisadores durante seus percursos formativos. Estiveram presentes na ocasião Lia Freitas, primeira-dama do Estado do Ceará; Luisa Cela, Secretária de Cultura do Estado do Ceará; Missias do MST, deputado estadual; Larissa Gaspar, deputada estadual; Rachel Gadelha, presidenta do Instituto de Arte e Cultura do Ceará; e Tiago Santana, presidente do Instituto Mirante.

O momento também contou com o lançamento do documentário sobre os produtos desenvolvidos na 5ª edição do Laboratório de Criação, que estará disponível em breve no nosso canal do YouTube.

Confira os registros do primeiro dia 3ª Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar:

Veja os registros do segundo dia:

Confira alguns dos registros da cerimônia de encerramento:

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.