Escola de Gastronomia Social realiza mostra de cultura alimentar em março
Estudantes e pesquisadoras apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos dias 5, 6 e 7 de março, a IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita.
As aulas e oficinas abordarão ingredientes da cultura alimentar cearense em receitas criadas pelos alunos dos cursos profissionalizantes. Entre 2023 e 2024, 280 estudantes concluíram as formações em Confeitaria, Panificação e Cozinha Básica. Para se ter uma ideia, jaca, peixe guarajuba, jambu e hortaliças tradicionais produzidas na sede da Escola são alguns dos itens que estarão presentes nas produções.
A cultura alimentar do Ceará também é destaque nos resultados das pesquisas realizadas no 6º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Os proponentes Joélho Caetano, Anailton Fernandes e Thiago Tavares apresentarão tecnologias sociais envolvendo a produção de um sorvete feito à base de mandioca, com crocante de farinha doce com rapadura, coco e manteiga de garrafa; a qualificação do processamento de peixes com pescadores do Serviluz e um Mapa da Cultura Alimentar do Ceará.
Selene Penaforte, superintendente do equipamento, afirma que o propósito da Escola, enquanto instituição pública e inclusiva, é o de oferecer formações gratuitas que estimulem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e gastronomia. “ Trabalhamos com ações objetivas em prol do crescimento do público que busca nas formações oferecidas possibilidades de se organizarem e de criarem seus próprios caminhos”, destaca Selene.
Nos dias 5 e 6 (terça-feira e quarta-feira), o evento começa, às 13h30, com oficinas gastronômicas. Os alunos dos cursos profissionalizantes de Cozinha, Panificação e Confeitaria apresentarão suas criações a partir de ingredientes cearenses. Já no dia 7 (quinta-feira), a programação inicia com a mesa redonda “Cultura alimentar: pesquisa e prática” com Raul Lody (PE), Patty Durães (SP) e Ivan Prado (CE). Nos três dias, o público interessado deve chegar ao local às 13h para inscrição e credenciamento por ordem de chegada.
Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.
AGENDE-SE
4ª Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar
Dias 05, 06 e 07 de março – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade. Os interessados poderão solicitar declaração de participação.
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 99295-6179 | (85) 99295-2122 WhatsApp (somente mensagem) | Instagram: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br
MAIS INFORMAÇÕES
Currículo dos palestrantes:
Ivan Prado
Formado na Universidade Senac Campus Campos do Jordão SP, com certificação ProChef pelo The Culinary Institute of América – CIA, foi indicado como Chef do Ano em 2023 pela premiação cearense Melhores Sabores da Cidade. Atualmente é chef corporativo do grupo Beach Park. Antes, passou pelos restaurantes Mangue Azul, Mayu e Zoi. Na bagagem, traz encontros e trabalhos com chefs renomados, como Alex Atala, Albert Landgraf, Flávia Quaresma, Ana Luiza Trajano, Jeferson Rueda e Janaína Rueda, Vitor Sobral, Claude Troisgros e Katia Barbosa, além de participação como chef convidado em eventos do Mesa Ao Vivo da revista Prazeres da Mesa e Fartura Brasil.
Patty Durães
Pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afro-diaspóricas na culinária brasileira. Com experiência significativa, destaca-se por pesquisas, artigos e palestras em instituições renomadas como MASP, Itaú Cultural, Preta Hub e SESC SP. É TEDx Speaker, autora do curso “Muito Além da Boca” e coordenadora pedagógica na Gastronomia Periférica. Atuou em projetos para a Cia. das Letras e participou de eventos como Bienal do Livro e Globo Minas. Sua paixão é ampliar a compreensão sobre a interseção entre comida e identidade cultural brasileira.
Raul Lody
Raul Lody, antropólogo, museólogo, pensador da comida e da alimentação, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (2005) e do Museu do Açúcar e do Doce (2016), é escritor e autor de 42 livros sobre comida/alimentação/sociedade/cultura; Tem várias premiações mundiais do Gourmand World Cookbook Awards. Desde 1972 realiza pesquisa e documentação sobre sistemas alimentares em âmbito nacional e internacional e em 2018 o seu Livro Brasil Bom de Boca foi tema do enredo da Escola de Samba União da Ilha/Rio.
Ricardo Elesbão
Chefe Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa Alimentos e Territórios. Graduado em Agronomia pelo CCA/UFPB (1989) e em Gastronomia pela Uninassau (2019), especialização em História da Alimentação e Patrimônio Cultural pela UNISC (2020), Mestre (1993) e Doutor em Ciência dos Alimentos (1999) pela UFLA. Tem experiência na área de Ciências Agrárias e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente na valorização e uso da biodiversidade. Publicou mais de 230 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e participou como palestrante em mais de 100 eventos nacionais e internacionais.
Marina Araújo
Marina Araújo é cozinheira, pesquisadora e gestora cearense. Esteve à frente de dois restaurantes em Fortaleza, desenvolveu pesquisa sobre a doçaria do Ceará e, atualmente, é diretora do Mercado Alimenta CE.
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
05/03/24, TERÇA-FEIRA
13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada
13h30 às 18h – Oficinas gastronômicas para apresentação de resultados dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2
Local: Cozinhas pedagógicas
Cozinha
14h10 – Odisseia Cearense – Entre serra e sertão
(Nhoque de macaxeira com ragu de jaca, crocante de coco e azeite de hortaliças tradicionais)
Ana Beatriz, Francisca Calixta, Geovanna Lima, Lennon Rodrigues, João Deivisson e Sarah Ferreira
15h15 – Capitão da Terra (Polpetone de Feijão com molho de tomate e bertalha e purê de batata doce)
Ana Kessia, Eline de Sousa, Herbenis Viana, Meirielle Feitosa, Simone Araújo e Van Henrique
16h10 – Titã do Farol (Rondelle de Guarajuba)
Alessandra Silva, Nara Silva, Jéssica Sousa, Liliane Santos, Geane Ramos, Rafaelle Vasconcelos e Rita de Cássia
17h15 – Barca de 03 malhos (Barquete de beiju, com guarajuba e maionese de jerimum)
Bianca Aguiar, Gabriela Martins, Magno Moura, Marcos do Carmo, Naiane da Costa, Rafaela Silva e Williame Feitosa
Panificação
13h45 – Um sol para cada um
(Massa semi folhada de carnaúba com recheio de carne de sol de carneiro e queijo coalho)Márcio Sampaio, Josi Gomes, Micaele Vasconcelos, Meire Medeiros, Pablo Cauan e Geovane Silva
14h40 – Pão de Vinagreira (Pão vegano de vinagreira, chutney de tomates e pesto de jambu)
Lidiane Lopes, Jesus Brito, Alessandra Aquino, Sybele Santos, Thiago Vieira
15h30 – Já quero (Pão brioche com hambúrguer de carne de jaca)
Daniel Silva, Liliana Nascimento, Helena Pereira, Camila Pimenta, Kamila Andrade
16h30 – Malvadão (Brioche de Malva com Geléia de Frutas Amarelas)
Karla Angélica, Eva Sousa, , Vitoria Lobão, Thalia Silva, Leo Cavalcante
Confeitaria
14h – Brigarida – (Brigadeiro explosivo de tomate com manjericão e coco)
Adriana Carvalho, Laryza Jade, Maria Kaylane, Marília Emillaine, Marjorie Bernardo
15h – Alfajor Martins e Iracema (Alfajor artesanal de aproveitamento total da goiaba com creme de queijo coalho)
Gustavo Soares, Janaína Aires, Maria Alessandra, Patrícia Oliveira, Yanna de Oliveira
16h – Bombom Nordestino (Tradicional cuscuz com queijo em forma de bombom)
Aline de Sousa, Amanda Paiva, Janaina de Freitas, Maria Lúcia Pereira, Nara Fernanda, Nick Costa
17h – Surpresa de Siriguela (Bombom entremet de siriguela)
Daniele de Sousa, Deusivania Rodrigues, Isaiane Vasconcelos, Fernando Ramos, Tatiane Souza
Terraço
16h – Roda de conversa “Políticas para formação e pesquisa em cultura alimentar e gastronomia social”, com Selene Penaforte (EGSIDB), Marina Araújo (Mercado Alimenta CE) e Ricardo Elesbão (Embrapa Alimentos e Territórios)
17h – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Laboratório de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “O Mar está para peixe – um pescado de qualidade no Serviluz”
Proponente/Mentor: Anailton Fernandes (Fortaleza) e Rodolfo Vilar (Sp)
06/03/24, QUARTA-FEIRA
13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada
13h30 às 18h
Oficinas gastronômicas para apresentação de resultados dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2
Local: Cozinhas pedagógicas
Cozinha
14h10 – Croquejuba (Croquete de cebola roxa de guarajuba com purê de batata doce, vinagreira e picles de cebola)
Antônio Sherman, Daniel Felício, Flávia Félix, Magna Santos, Viviane Souza e Zenadiane Ferreira
15h15 – O olho do mar (Bolinha de massa de tapioca com chutney de siriguela)
André dos Santos, Elizabete Queiroz, Valdeir Farias, Isabel Batista, Janaína Guimarães, Eliane Silva e Suelane Alves
16h10 – Calor do Mucuripe (Bolinho de polvilho e guarajuba com geleia de palma)
Brenda de Oliveira, Bruna Morais, Eriegina de Sousa, Gisele Nunes, João Paulo Tavares e Zileide Teixeira.
17h15 – Guaramar Nordestina (Panqueca de hortaliças tradicionais com recheio de Guarajuba e molho de jerimum sem lactose)
Ana Area de Oliveira, Ester Gomes, Janaina Martins, Liliane Ribeiro, Mikaela Aragão, Nathan Lucas e Nilciane Bezerra
Panificação
13h45 – Potiguara (Pão de pimenta de cheiro com camarão ao molho de queijos)
Sara Machado,Eudes Filho, Luzirene Vidal, Vivian Martins, Laryne Bonfim
14h40 – Tucupato (Focaccia de tucupi e folha de siriguela com recheio de pato no tucupi e siriguela desidratada)
Emanuela Amaral, Fernanda Cunha, Fernanda Cunha, Flávia Nunes, Rosangela Nascimento, Israel Humberto, Alexandre Abreu
15h30 – Canapain (Pão italiano de caldo de cana com carne de charque, queijo coalho cozido, molho picância e vinagrete de hortaliças tradicionais)
Lidiane Maria, Kelly Silva, Renata Silva, Thiago Gomes, Emanuel Fernandes
16h30 – Macajuba (Pão de macaxeira com queijo coalho e hambúrguer de guarajuba)
Sandro da Silva, Gilson de Alencar, Sula Barbosa, Regilda Mesquita, Kivia Daiane
Confeitaria
14h – Macamum (macaron com aproveitamento integral do jerimum)
Adriana Vieira, Claudia Mauricio, Leide Duarte, Karoliny Aragão, Losangela Lima
15h – Mangarindo (Sobremesa zero açúcar de frutas amarelas com geleia de manga e tamarindo)
Ana Carolina, Carla Jane, Jessica da Silva, Kilma Maria, Valdenia da Silva
16h – Surpresa Jeri Defumada(Bolinho de arroz doce, com doce de jerimum defumado e creme de queijo coalho)
Ana Beatriz, Aracelia da Silva, Juliana Rodrigues, Lindachryst Soares, Tatiane Araújo, Melriene Alves
17h – Santa Mamolina (Sobremesa vegana – carolinas de batata doce com recheio de mamão e coco, fondant de capim-santo)
Esther Araujo, Islaine Honorato, Maria Cleide, Maria Solange, Rafaela Borges
Terraço
16h – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Lab. de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “Sorvete Caetanos – a força da farinhada no Quilombo”
Proponente/Mentor: Joélho Caetano (Conceição dos Caetanos – Tururu) / Bruno Modolo (CE)
17h30 – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Lab. de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “Mapa da Cultura Alimentar do Ceará”
Proponente/Mentores: Thiago Tavares (Fortim) / Raul Lody (PE), Patty Durães (SP).
07/03/24, QUINTA-FEIRA
13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada
14h – Mesa-redonda “Cultura alimentar: pesquisa e prática”, com Raul Lody (BA), Patty Duraes (SP) e Ivan Prado (CE). Mediação: Vanessa Moreira – EGSIDB
Local: Terraço
16h30 – Pausa para o café
17h – Entrega dos certificados para os alunos dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2