IMG 20250723 WA0027
|

Curso de pizzaiolo da Escola de Gastronomia Social forma nova turma no Instituto Pensando Bem

Comandado por Antônio Moscatto, curso de Pizzaiolo forma turma no bairro Vila Velha, em Fortaleza (CE)

IMG 20250723 WA0027
Curso de Pizzaiolo aconteceu no Beco Céu, entre os bairros Vila Velha e Quintino Cunha

Durante duas semanas de aulas intensivas, desde o dia 14 de julho, moradores do bairro Vila Velha, no Beco Céu, participaram do curso de Pizzaiolo promovido pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco em parceria com o Instituto Pensando Bem. A formação foi conduzida pelo professor Antônio Moscatto, que compartilhou, com uma turma de 16 pessoas, técnicas e saberes voltados ao preparo de massas frescas e variações de pizzas.

O conteúdo prático contemplou pizzas com massa italiana, pizzas de massa rica e integral, calzones e pães pizza. Os participantes também foram desafiados a desenvolver suas próprias receitas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos sem o auxílio da apostila.

O professor Moscatto revela estar satisfeito com o resultado do curso e acompanhou o desenvolvimento dos alunos durante o curso: “Cada perfil de turma tem um misto de complexidade, que junta singularidade com ação e presteza, sempre…  Nada é engessado, mas de modo geral e com técnicas pertinentes, integrei mais uma nobreza avante e passiva de práticas contínuas, para se tornarem pizzaiolos”.

A proposta da atividade foi estimular a autonomia criativa dos alunos e aprofundar o domínio técnico, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmica e colaborativa. A iniciativa reforça o compromisso da Escola com a qualificação profissional e a inclusão produtiva.

Serviço: 
Cursos Básico em parceria com o Instituto Pensando Bem
Mais informações:
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. Toda a programação é gratuita. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Leia também