LAB ft
| |

Escola de Gastronomia Social realiza aula inaugural da 6ª edição do Laboratório de Criação

O encontro inicia o percurso de formação e pesquisa da nova edição do Laboratório

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a aula inaugural da 6ª edição do Laboratório de Criação. O encontro é gratuito e acontece em 31 de agosto, das 17h às 19h30, de forma virtual. A roda de conversa traz para o centro de discussão o tema “Cultura Alimentar numa Afroperspectiva”, sendo a primeira aula do curso Pesquisa e Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia.

As inscrições para participar podem ser feitas de 25 a 31 de agosto, através do preenchimento de formulário eletrônico. O link de acesso será enviado por e-mail na data do encontro. Na ocasião, estarão presentes os convidados João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Palmares, Vilson de Sousa Júnior, professor associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Patrício Araújo, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A mediação das discussões será feita por Vanessa Moreira, Coordenadora de Cultura Alimentar e Pesquisa da EGSIDB.

A aula inaugural marca o início do Programa de Formação em Cultura Alimentar e Pesquisa, que ao longo dessa edição do Laboratório de Criação será dividido em quatro cursos: Pesquisa e Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia; Cultura Alimentar; Alimentação Sustentável; e Seminário: pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Conheça os nossos convidados

Patrício Carneiro Araújo é professor de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e de História no Programa de Pós-Graduação em História da UECE. Tem Pós-doutorado em Antropologia Social pela UFRN. Doutor e mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Licenciado pleno em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Autor de Mesa Fria: um estudo sobre as formas hiper-ritualizadas de alimentar no candomblé (2023), Comida com gosto de política: alimentação e integração internacional numa nova diáspora africana (2022), “A mesa das autoridades: o comer e o poder no candomblé” (2021), entre outros livros e artigos sobre cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais. Vice-diretor do Instituto de Humanidades da UNILAB (Gestão 2022-2026).

João Jorge Santos Rodrigues é Presidente da Fundação Cultural Palmares. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001) e mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2005). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos, Cidadania, para afro descendentes, Olodum e comunicação e cultura negra. João Rodrigues foi membro do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e recentemente foi escolhido para integrar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na condição de membro consultor.

Vilson Caetano de Sousa Júnior possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós doutor em Antropologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP). Pesquisador no Grupo de Pesquisas em Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário da PUC-SP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: populações afro-brasileiras, comunidades e povos tradicionais e alimentação. 

Mediação de Vanessa Moreira
Vanessa Moreira é Coordenadora de Cultura Alimentar e Pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, mestre em Antropologia pela UFPE. Pesquisadora associada da Sigmund Freud University – SFU (Paris). Formação complementar em Audiovisual. Parecerista de assuntos de Gastronomia Cultural do Ministério da Cultura. Pesquisadora do OCCA, o Observatório Cearense de Cultura Alimentar, e associada do Movimento Slow Food. Agenda de pesquisa: inovação em cultura alimentar e modelos alternativos alimentares. 

Sobre a Escola 

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

SERVIÇO: Aula inaugural da 6ª edição do Laboratório de Criação
Roda de conversa via Google Meet: 31 de agosto
Inscrição on-line: 25 a 31 de agosto
Mais informações: www.gastronomiasocial.org.br | @escolagastronomiasocial
E-mail: labgastronomiasocial@gmail.com | WhatsApp: (85) 98439-4964
Modalidade: Virtual – Google Meet

Leia também