WhatsApp Image 2024 03 15 at 16.00.26 4 Copia e1710941196769
|

Workshop Técnico: O Mar Está Para Peixe

Pela primeira vez em Fortaleza, Rodolfo Vilar, do projeto A.mar (SP), fará um workshop para aperfeiçoamento de técnicas para obtenção de um peixe de altíssima qualidade. A aula acontece no dia 21 de março, às 14h30, na Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, um equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento é aberto ao público com inscrições no local por ordem de chegada até o preenchimento das vagas. 

A atividade faz parte das ações da pesquisa “O Mar está para peixe – um pescado de qualidade no Serviluz”, desenvolvida na 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar da Escola. A formação será sobre como identificar, como obter, cuidar e manipular o pescado de forma minuciosa para atingir o potencial máximo de sabor, textura e aproveitamento, a partir de técnicas como Ikejime, Anatomia, Dry Aged Fish e Filetagem. Haverá degustação de produtos do projeto A.MAR.

O Laboratório de Criação é um espaço de fomento à pesquisa, que propicia o desenvolvimento de produtos e/ou processos e experimentações para fortalecer a cultura alimentar do Ceará. Funciona em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas a partir de edital. Os pesquisadores recebem uma bolsa e orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos por meio de oficinas, palestras e masterclasses, enquanto realizam o plano de trabalho para cumprir com os objetivos e criar os produtos. O percurso tem uma duração de 9 meses e ao final os pesquisadores apresentam os resultados dos processos, produtos e devolutivas sociais.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

AGENDE-SE

Dia: 21/03 – Horário: 14h30 às 17h30

Local: Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza 

Inscrição gratuita no local por ordem de chegada

Vagas: 50

Público alvo: pescadores, pesquisadores, cozinheiros, chefs e interessados em pesca artesanal e pescados.

Leia também