Inscreva-se: Atividade Formativa – Desvendando a cultura alimentar: caminhos metodológicos em pesquisas sobre a comida e o comer
Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia promove discussão sobre métodos de pesquisa sobre a comida e o comer
O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, programa de pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promoverá uma atividade formativa, nos dias 23 e 24 de julho,caminhos metodológicos em pesquisas sobre a comida e o comer. A aula acontece de forma virtual e para participar, os interessados devem inscrever-se no site gastronomiasocial.org.br, até 23 de julho, e aguardar um e-mail com as informações de acesso ao curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
A atividade gratuita tem como objetivo explorar métodos para pesquisar a comida e o ato de comer. Serão utilizadas abordagens etnográficas tradicionais e análises contemporâneas para entender como os alimentos são produzidos, consumidos e significados culturalmente. Também serão discutidas a interdisciplinaridade necessária, envolvendo sociologia, antropologia e história, para compreender a complexidade das práticas alimentares. Ao final, os participantes ganham habilidades para interpretar como a alimentação reflete identidades e poder nas sociedades.
O facilitador deste evento é Anderson Carvalho, que possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestrado em Ciências Sociais (UFBA) e é doutorando em Antropologia (UFBA). Atualmente é professor assistente da UNEB vinculado ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (MEPISCO). Também é integrante da Rede Slow Food Brasil.
Nesta 7ª edição, o Programa de Formação do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia possibilitará a pesquisadores e interessados, já que os cursos são abertos ao público, a oportunidade de partilhar experiências e discussões com professores sensíveis ao processo de criação, pesquisa, desenvolvimento e inovação desenvolvido no Laboratório de Criação, que reverbera e valoriza a cultura alimentar.
Anderson Carvalho
Possui graduação em Nutrição (UNEB) e mestrado em Ciências Sociais (UFBA) e é doutorando em Antropologia (UFBA). Atualmente é professor assistente da UNEB vinculado ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (MEPISCO). Também é integrante da Rede Slow Food Brasil. Tem experiência nas áreas da Antropologia e das Ciências Sociais na Saúde com empreendimentos de pesquisa na antropologia da juventude, antropologia urbana, antropologia da saúde e antropologia da alimentação. Integra os grupos de pesquisa Panoramas Urbanos (UFBa) e Políticas, determinantes sociais e práticas em saúde (DEPPOS/UNEB).
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Serviço
Atividade Formativa – Desvendando a cultura alimentar: caminhos metodológicos em pesquisas sobre a comida e o comer
Inscrições: Até dia 23 de julho no site:
Aula: Dias 23 e 24, das 16h às 19h30.
Redes Sociais: @escolagastronomiasocial
Dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (85) 98439-4964 ou pelo e-mail labgastronomiasocial@gmail.com.