Entremet da Imunidade Equipe
|

Estudantes da Escola de Gastronomia Social apresentam receitas autorais em conclusão de curso

Aprender e compartilhar foi a experiência de 140 formandos nos cursos profissionalizantes de Cozinha Básica, Confeitaria e Panificação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Nos dias 9 e 10 de março, as receitas que resultaram de quatro meses de formação foram apresentadas no evento  “Histórias que Alimentam” com aulas-show e degustação dos pratos criados no percurso formativo.

Xadrez Cearense 8 edited
Xadrez Cearense

O processo de formação potencializa trajetórias de vida, memória social e elementos da cultura alimentar cearense de diferentes territórios, estimulando os alunos a pesquisarem e criarem receitas que fortaleçam a identidade da gastronomia cearense. “Os cursos ensinam a pensar na cadeia de produção e nas questões éticas de uma cozinha sustentável e politizada, dando sentido às técnicas gastronômicas”, afirma Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.


Felipe Almeida, aluno do curso de Confeitaria, apresentou junto com sua equipe o Bem Caboclo, uma receita que aproveita integralmente o jerimum.  “Foi uma experiência totalmente diferente. É muito gratificante mostrar o que aprendi na Escola. É muito bom mesmo”, conta Felipe sobre sua participação


Os alunos foram prestigiados por familiares e amigos. Mayra Maciel, filha da aluna Francimar Maciel do curso de Cozinha Básica, disse sentir orgulho de sua mãe. “É uma sensação de realização, saber que ela se sente viva e procura melhorar cada dia mais”, comenta. Ataciana Alves, que foi convidada pelo aluno Robson Castelo do curso de Panificação, além de conferir a oficina do amigo, aproveitou para visitar a apresentação de outras equipes. “Assisti três oficinas. Adorei a de pão com cerveja servido com panelada, gostoso demais”, disse.

Focaccia Pai D´Egua 3 edited
Flocaccia Pai D’Égua (Focaccia de milho com creme de queijo e carne de sol de carneiro)

Já Diego de Brito esteve na Escola para ver o trabalho de sua esposa, Tamires de Brito, o “Bem Curado”, um rocambole de mastruz. “Foi surpreendente porque eu nunca tinha comido nada com mastruz, só feito umas vitaminas para curar alguma doença, nunca tinha experimentado assim em um prato”, afirmou. A criatividade também chamou a atenção de Monique Almeida. Para ela, a “Flocaccia Pai d’égua”, feita com flocos de milho, carne de sol e queijo, deu muito certo. “Eu fiquei muito impressionada. Ficou muito inovador, valorizando a nossa gastronomia regional”, comentou.

Todas as receitas apresentadas surgiram a partir do exercício final dos cursos, especialmente desenvolvidas com ingredientes locais para fortalecer e enaltecer a culinária cearense. Os alunos foram estimulados a pesquisarem e a produzirem pratos que reforçam a identidade e a cultura alimentar do Ceará.

Pratos criados e apresentados no encerramento dos Cursos Profissionalizantes 2022.2:
Dia 09/03:
Cestinha Louca Cearense (língua desfiada);
Flores de Serratinga (pão doce de murici);
Caramboela (tartelete com recheio de carambola e seriguela);
Ciaporó (pão de alho poró);
Bem Curado (rocambole de brigadeiro de mastruz);
Hambúrguer do Coração (hambúrguer de coração bovino);
Pão italiano com cerveja;
Manicake (torta de macaxeira com acerola);
Coração Haru com Tarêju (rolinho primavera de coração com tarê de cajuína);
Pão Sabores do Nordeste (pão doce de oiti com coco);
Literalmente Jaca (taça de marrom glacê, crumble e doce de jaca).

Dia 10/03:
Cajupirinha (brigadeiro de caju com casquinha de chocolate);
Flocaccia Pai d’égua (focaccia de milho com creme de queijo e carne de sol de carneiro);
Passarinha Danado de Bom;
Parretado (panetone de levain de cana de açúcar recheado com carne moída, calabresa, queijo e castanhas);
Filhós do Engenho (filhós de batata doce com caramelo de rapadura e geleia de hibisco);
Xadrez Cearense;
Folheado com Babaçu (sem glutén);
Bem Caboclo (bem casado de jerimum);
Pão Poranga (pão de carimã com carne suína e geleia de jenipapo e hortelã);
Ravioli cearense com molho de manga;
Entremet da Imunidade (inhame com geleia de acerola).

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.