Escola de Gastronomia Social promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação
A programação é gratuita e contará com a participação das chefs Lorena Machado e Livaní Moura
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), preparou um evento especial no Dia Mundial da Alimentação. No dia 16 de outubro, das 9h às 12h, acontece o encontro “Da horta à mesa: alimentação e sustentabilidade”, com uma programação repleta de conhecimentos e inovação para práticas sustentáveis. O evento é gratuito mediante inscrição on-line até o preenchimento das vagas no site gastronomiasocial.org.br.
A atividade contará com dois momentos. A partir das 9h, os participantes terão uma vivência na horta agroecológica da Escola, conduzida por Klaustrianne Queiroga e Assis Mororó, que fazem parte da equipe interna, apresentando o modelo agroecológico de cultivo. Em seguida, as chefs convidadas Lorena Machado (Gingado) e Livaní Moura (Liva Vida Vegana) apresentarão duas receitas em meio a um bate-papo sobre as experiências de sustentabilidade nas cozinhas de seus restaurantes. A atividade contará ainda com o lançamento oficial do e-book “Aproveitamento integral dos alimentos: receitas fáceis, sustentáveis e deliciosas”.
O evento marca o Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1981, para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação e da nutrição adequada, além de reforçar a necessidade de ações contra a fome, a insegurança alimentar e a má nutrição no mundo. “O Dia Mundial da Alimentação é representativo na luta por um sistema alimentar global mais equitativo, sustentável e acessível a todos, buscando conscientizar governos, organizações e cidadãos sobre a importância de uma alimentação digna e saudável”, explica Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.
Convidadas
Lorena Machado
Chef e proprietária do restaurante Gingado. Atua na área há 8 anos, sendo bacharela em gastronomia pela Universidade Federal do Ceará, tem se dedicado a pesquisa em tecnologia dos alimentos por 2 anos consecutivos.
Livaní Moura
Se divide entre a cozinha e a gestão do seu atual negócio, a LIVA Vida Vegana, que possui a primeira cafeteria 100% vegana de Fortaleza.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Serviço
Da horta à mesa: alimentação e sustentabilidade (Dia Mundial da Alimentação)
Dia 16 de outubro, das 9h às 12h
Inscrições gratuitas: até o preenchimento das vagas no site gastronomiasocial.org.br
*Os participantes deverão vir de sapato fechado para a atividade na horta
Redes Sociais: @escolagastronomiasocial