Sorvete Farinhada – Confira momentos do lançamento
Produto de pesquisa realizada na Escola de Gastronomia Social, o sorvete traz o gosto e a identidade de Conceição dos Caetanos (Tururu) e do Ceará
O Sorvete de Farinhada foi lançado com muita celebração neste domingo, 14, no Complexo Estação das Artes. A programação começou, no Kuya – Centro de Desing do Ceará, com a apresentação do documentário sobre o processo de pesquisa, performance de dança e música, agradecimentos e falas institucionais de Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, Vanessa Moreira, coordenadora de pesquisa e cultura alimentar, Marina Araújo, diretora do Mercado Alimenta CE, e João Wilson, diretor executivo do Instituto Mirante. Em seguida, o público pode degustar o sorvete.
Desenvolvido durante a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), o sorvete é resultado do projeto proposto por Joélho Caetano e valoriza a cultura alimentar da comunidade quilombola Conceição dos Caetanos (Tururu – Ceará). Lá, tem seis casas de farinha ativas.
O foco da pesquisa foi o estudo e o registro da cultura alimentar do território e a criação de um sorvete que representasse a comunidade. Inspirado pela forte presença da agricultura familiar e nas farinhadas tradicionais. No Laboratório de Criação, junto com o professor e chef Bruno Modolo, o mentor, e Afra Colodette e Andrea Bellucci, idealizadores da Bellucci, Joélho chegou a receita que traz mandioca na base, farofa de rapadura, coco e manteiga da terra.
Agora o sorvete, que traz o gosto e a identidade de Conceição dos Caetanos e do Ceará, está disponível nos pontos de venda da Bellucci Gelateria, parceira do trabalho.
Confira mais fotos
Fotos: Izakeline Ribeiro
Fotos: Jeny Sousa