Roda de Conversa: Gastronomia Social – Caminhos para Erradicar a Fome
No dia 14 de novembro, venha debater com a pesquisadora Adriana Salay e a mediadora Selene Penaforte os caminhos onde gastronomia e transformação social se encontram
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco tem o prazer de promover a Roda de Conversa “Gastronomia Social: Caminhos para Erradicar a Fome”. Este encontro marca um momento crucial para reflexões profundas sobre o papel da gastronomia além dos sabores e técnicas, posicionando-a como um instrumento vital de transformação e equidade social. Com mediação de Selene Penaforte e a participação da renomada pesquisadora Adriana Salay, da Universidade de São Paulo (USP), o evento promove um diálogo urgente e necessário.
A conversa se concentrará em como a gastronomia social pode ser uma ferramenta prática e eficaz no combate à fome, integrando educação alimentar, valorização cultural e a implementação de políticas públicas. Tomando como ponto de partida a experiência concreta do projeto “Cozinha da Quebrada”, liderado por Adriana Salay, os participantes serão convidados a refletir sobre como o ato de cozinhar e compartilhar comida está intrinsecamente ligado à construção da cidadania e à garantia do direito humano à alimentação.
Junte-se a nós para construir coletivamente conhecimentos e estratégias que visem um futuro sem fome. Esta é uma oportunidade única para estudantes, profissionais da área e qualquer pessoa interessada em compreender como a comida pode ser um poderoso agente de mudança social. Sua presença é fundamental para enriquecer este debate.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. Toda a programação é gratuita. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.
Serviço
Roda de Conversa: Gastronomia Social com Adriana Salay
Data: 14 de novembro
Horário: 14h às 15h
Local: Cozinha Show – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Mediação: Selene Penaforte
Convidada: Adriana Salay
Evento Gratuito
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE
E-mail: cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br
Telefones: (85) 98439-4964
Instagram: @escolagastronomiasocial

