| Viçosa do Ceará
Cidade que já foi o maior aldeamento indígena da América Latina, séc. XVIII, Viçosa guarda em si os traços da história local. Tem o seu conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN desde 2003. Dentre os bens tombados está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, a mais antiga do estado, construída entre 1660 e 1700. A comida serrana e sertaneja, cachaças e licores artesanais, doces, compotas, petas, pães, sequilhos, esquecidos e roscas dão o tom da cultura alimentar do lugar. Também há de se falar que o município está dentro da Apa da Ibiapaba, que compõe perfeita sinfonia entre mata atlântica e belas cachoeiras e mirantes.
| Lugares
- Lugar de comer e beber - Lugar de comprar
Viçosa do Ceará
Fabricação e comercialização de produtos de panificação. Esta produção segue receitas tradicionais da região; e, em destaque, o pão caseiro, o pão de coco, a rosca-queijo, e diferentes tipos de bolos. A base de toda esta panificação é no trigo, na goma, no polvilho e no queijo. A Janelinha de Seu Messias é um anexo de sua casa e hoje o negócio é comandado por seus filhos e filhas que seguem a tradição do pai.
- Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir
Viçosa do Ceará
Um lugar para reunir e comercializar uma ampla oferta do artesanato culinário da região. A Bodega do Povo reúne cerca de diferentes 70 produtos, tais como: geleias, licores; cachaças pé-de-serra; doce de mamão e de banana; mel, cajuína, rapadura de jaca; tempero caipira; sequilhos; farinha de banana; colorau; açafrão, entre outros. Esta Bodega faz parte da Rede Bodega de Economia Solidária.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Viçosa do Ceará
As cachaças envelhecidas passam por diferentes processos para revelar suas cores, odores e sabores. As técnicas artesanais para o envelhecimento da cachaça fazem parte do ofício da tradição familiar desenvolvida por Orlei Mapurunga Filho. No processo artesanal de envelhecimento da cachaça há a utilização do fermento caipira e de diferentes madeiras, como Aroeira, Sabiá, Bálsamo, Pitinjuba, Ipê Amarelo e Roxo, Carvalho Francês.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Viçosa do Ceará
Entre os muitos engenhos de cana de açúcar, destaque para o Engenho Nogueira que, desde o século XIX, produz cachaça através de alambique tradicional, o que resulta numa boa cachaça artesanal, que é reconhecida na região e noutras cidades que recebem a sua produção. A cachaça artesanal é um dos mais importantes distintivos dos engenhos do Nordeste, herdeiros da civilização do açúcar, e Viçosa do Ceará recebeu, em 2023, o título oficial de capital cearense da cachaça. O engenho produz cachaças envelhecidas em Bálsamo, Aroeira, Amburana, Pau D’arco, Sabiá, além do Carvalho Europeu. Também vende-se a cachaça prata, licores e bebidas mistas.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Viçosa do Ceará
A Casa dos Licores oferece licores, geleias, sequilhos, doces de frutas em compota, doce de leite, roscas, entre outras delícias da região; que são produzidos pela família do saudoso Alfredo, pai de Teresa Cristina Mapurunga, que hoje comanda a casa. Esses ofícios para bebidas e doces vem da tradição familiar, da Bodega de seu Alfredo e da cozinha de dona Teresinha Mapurunga. Esse trabalho artesanal de fazer licores resultou em 93 sabores, que chegam das frutas do terroir, como mapirunga ou ubaia, taturuba, guabiraba e cajarana; e de ervas da região, como jurubeba e canela de cunhã.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comprar - Lugar de ver e ouvir - Lugar de visitar e passear
Viçosa do Ceará
Dona Fransquinha é “loiceira”, artesã que domina o ofício da modelagem em barro, ceramista. O trabalho é realizado no galpão do Centro de Artesanato do Tope, que é sua oficina, para desenvolver as suas técnicas, desde a seleção do barro até a preparação da “pasta” – massa pronta para modelagem. Assim, ela confecciona peças utilitárias, como panelas, jarros, quartinhas e alguidares. Também realiza peças figurativas como bonecas e personagens de presépio. Dona Fransquinha tem o título de Mestra da Cultura do Ceará, e sua filha Vanusa, também ceramista, dá continuidade ao seu ofício. A comercialização dos seus produtos é feita no próprio galpão, que fica no Sítio Tope, Estrada CE 187.
- Lugar de comer e beber - Lugar de comprar
Viçosa do Ceará
As cozinheiras – Noélia Maria e Gorete Moreira – realizam receitas tradicionais da região, assim oferecem comidas com ingredientes do território, o que possibilita uma boa experiência gastronômica. Elas fazem as chamadas “comidas de panela”, “pratinhos” e refeições; por exemplo: baião-de-fava com porco frito; galinha caipira; Maria-Isabel com carne de sol; panelada; sarrabulho.
- Lugar de comer e beber - Lugar de comprar
Viçosa do Ceará
As receitas tradicionais marcam a sabedoria e a memória de uma região, de um lugar. São sabores especiais que fazem parte do patrimônio alimentar, e por isso são muito importantes e devem ser preservados. Maria de Jesus ou Dijé é conhecida por suas petas, sequilhos, roscas e “esquecidos”, um tipo de bolinho feito de rapadura, goma, cravinho e fermento.
- Lugar de comer e beber - Lugar de comprar - Lugar de visitar e passear
Viçosa do Ceará
Feira semanal que ocorre aos sábados. É marcada pela comercialização de produtos agroecológicos, onde há presença marcante de agricultoras que fazem este movimento de valorização de alimentos agroecológicos sem “venenos”.
Ainda, nesta feira, há outros produtos como goma, tapioca, biscoitos, bolos, todos originários de fabricação doméstica e de receitas de famílias da região. A feira está localizada na rua Lamartine Nogueira, no Centro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viçosa.
- Lugar de apreciar e se emocionar - Lugar de comer e beber - Lugar de comprar
Viçosa do Ceará
Café de estrada, localizado na Serra da Ibiapaba, Estrada CE 311, Viçosa do Ceará. Dedica-se à feitura de receitas tradicionais do Ceará. Além de um bom café, pode-se experimentar petas, biscoitos de nata, roscas de goma, roscas de queijo e alimentos de produção agroecológica. É uma oportunidade de conhecer os produtos regionais do patrimônio alimentar do Estado.
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.