Verbete
As receitas tradicionais marcam a sabedoria e a memória de uma região, de um lugar. São sabores especiais que fazem parte do patrimônio alimentar, e por isso são muito importantes e devem ser preservados. Dijé é conhecida pelos seus sequilhos, roscas, rosca de goma; e os “esquecidos”, um tipo de bolinho feito de rapadura, goma, cravinho e fermento.
Ofício
Produtora de Petas
Petas, sequilhos, esquecidos e roscas de goma.
Sobre
As receitas tradicionais marcam a sabedoria e a memória de uma região, de um lugar. São sabores especiais que fazem parte do patrimônio alimentar, e por isso são muito importantes e devem ser preservados. Maria de Jesus ou Dijé é conhecida por suas petas, sequilhos, roscas e “esquecidos”, um tipo de bolinho feito de rapadura, goma, cravinho e fermento.
Como aprendeu?
Aprendeu a fazer com 22 anos, com sua sogra. No início via sua sogra fazendo roscas e bolo de milho e vendendo de porta em porta pelas ruas de Viçosa do Ceará e assim aprendeu o ofício.
Com que idade aprendeu?
22 anos, faz há 36 anos.
Quais as principais ferramentas do seu ofício?
Assadeiras, bacias, colheres, saco parecido com de confeiteiro, forno à lenha.
Quais os materiais do seu ofício?
Peta: ovos , óleo de coco babaçu e goma do município. Para os biscoitos, açúcar, margarina, ovos, goma. Esquecido: rapadura, goma, cravinho e fermento. Rosca: goma, sal, ovos, água.
Quais os produtos do seu ofício?
Petas, sequilhos, roscas e esquecidos.
Principal produto:
Onde acontece o ofício?
em casa
Qual a frequência de produção?
diariamente
Vende o que produz?
sim
Onde vende?
Em casa, na rua Lamartine Nogueira, n.
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
Hoje Maria de Jesus, se não tem a peta mais procurada e conhecida da cidade de Viçosa, está entre as mais procuradas. Aprendeu a fazer com 22 anos, com sua sogra. No início via sua sogra fazendo roscas e bolo de milho e vendendo de porta em porta pelas ruas de Viçosa do Ceará e assim aprendeu o ofício. Depois passou a fazer também a peta. Antes as pessoas levavam a goma para ela fazer a peta, quando a goma era mais em conta. Com o tempo sua peta ficou conhecida na cidade e fora dela e hoje em dia vende somente em casa e produz juntamente com o filho.
Maria de Jesus fala que apesar da intensa produção, não tem muito lucro, porque todo o material usado está muito caro. Dijé, como é conhecida por muitos, ainda utiliza o modo mais tradicional de fazer peta na região, usando forno a lenha, ovos caipira, óleo de coco babaçu e goma do município. Para os biscoitos, açúcar, margarina, ovos, goma. Para os esquecidos: rapadura, goma, cravinho e fermento. E para as roscas: goma, sal, água e ovos.
Dona Jesus diz que se sente orgulhosa por ser reconhecida, que é muito bom fazer uma coisa que todos gostam e também relata que é importante transmitir o que se sabe para outras pessoas e fica feliz que o filho tenha aprendido com ela.
Empresa comercial
Apresentação da empresa comercial
Petas da Maria de Jesus
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.