| Lugar de comer e beber

elemento6
elemento7
Aratuba

Para o povo Kanindé, o feijão, a fava e o milho têm papel importante na construção de sua cultura alimentar. Usado em vários preparos, como o pão de milho e a canjica doce, o povo Kanindé tem no milho uma “comida forte”, que perpassa tanto o cotidiano como ritos locais.
Nesse sentido, destaca-se o muncunzá, preparo a base de milho cozido, que pode ser doce ou salgado, acompanhado de coco ou de carnes.
Assim, buscando construir uma discussão junto aos jovens da escola indígena a respeito de suas práticas alimentares e a relação delas com a ancestralidade de seu povo, deu-se origem a Festa do Muncunzá, como forma de celebração da colheita.
Realizada desde 2012, a Festa do Muncunzá do povo Kanindé acontece no mês de junho e é organizada por toda a comunidade, a partir da articulação de esforços e doações, para preparar diversos pratos e bebidas. Sendo uma festa aberta ao público geral, as comidas são distribuídas em celebração e com diversos momentos de interação, como oração de agradecimento pela colheita e a dança do Toré.

Baturité

O Centro de Referência do Café de Sombra é um importante espaço de concentração e distribuição de produtos locais. Um espaço permeado pela cultura alimentar que tem o café como grande protagonista e onde é possível provar os bolos de banana de mulheres da Serra do Evaristo ou as trufas de pimenta com café, além de ouvir histórias sobre a região e, obviamente, seu principal produto: o café.

Fortaleza

Conhecido como o maior mercado de artesanato do Brasil, o Mercado Central localiza-se no Centro de Fortaleza tem sua origem no começo do séc. XIX com o comércio de hortifrutis e carnes, mas foi na década de 1930 que se iniciou a venda de artesanato. Na década de 90, o Mercado Central passa pela reforma responsável por transformá-lo em um dos principais pólos de oportunidades para artesãos e comerciantes.
Além de bordados, enxovais, lembranças locais, o Mercado Central é responsável pela venda de vários insumos característicos do Ceará, como as castanhas de caju, cachaças e doces de diversas frutas locais, sendo considerado assim um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

Fortaleza

Localizado no Centro de Fortaleza, o Mercado São Sebastião é um dos mais tradicionais equipamentos de comércio popular da cidade. Inaugurado há mais de 120 anos, a estrutura de metal que definia o Mercado foi montada em vários locais da cidade, até ser levada para a praça onde se localiza atualmente na década de 1960. Com o tempo, essa estrutura ficou pequena para comportar o crescimento dos quiosques e bancas, levando a uma série de reformas, sendo uma das mais importantes a de 2006 – projetada pelo arquiteto cearense Fausto Nilo –, quando ele foi tombado pelo município.

Atualmente, além das bancas de frutas e verduras e dos quiosques onde se encontra utensílios ligados direta ou indiretamente aos preparos culinários, o Mercado São Sebastião possui ainda um polo gastronômico, composto por pequenos restaurantes conhecidos por servir preparos típicos da região, como a panelada, buchada, rabada, carne de sol e de carneiro.

Granja

Celebrado todos os anos de 03 a 13 de dezembro, no distrito de Timonha, Granja-CE, a festa em devoção a Santa Luzia atrai milhares de devotos da região e de outros lugares do Brasil. Durante a celebração, são comercializados diversos itens da alimentação tradicional da região, é possível encontrar linguiça artesanal, bolo manuê, roscas de goma, tapiocas, petas, polpa de buriti, entre outros. A tradição da devoção a Santa Luzia data de 1910, com a construção da primeira capela no local.

Viçosa do Ceará

Fabricação e comercialização de produtos de panificação. Esta produção segue receitas tradicionais da região; e, em destaque, o pão caseiro, o pão de coco, a rosca-queijo, e diferentes tipos de bolos. A base de toda esta panificação é no trigo, na goma, no polvilho e no queijo. A Janelinha de Seu Messias é um anexo de sua casa e hoje o negócio é comandado por seus filhos e filhas que seguem a tradição do pai.

logo mapa2

O mapa será regularmente atualizado e complementado para torná-lo sempre vivo e funcional.