| Lugar de ver e ouvir

elemento6
elemento7
Fortaleza

Esta é a primeira instituição pública de gastronomia no Brasil que tem como missão a gastronomia social. Num entendimento amplo e multicultural, a EDSIDB traz a gastronomia na sua diversidade no contexto da cultura alimentar regional. Uma Escola que atende as diferentes representações etnoculturais e de gênero, além de dialogar com os variados aspectos das relações sociais e dos papéis sociais, no eixo inserção profissional nos mercados da gastronomia do Ceará.

Itapipoca

Para o povo Tremembé algumas frutas nativas se integram profundamente com a ancestralidade e os papéis sociais deste povo. Pode-se dizer que são saberes tradicionais, etnoconhecimento.

Destaque para o batiputá e o murici; enquanto o murici integra o universo feminino, o batiputá integra o universo masculino. Estas frutas têm diferentes usos comestíveis que se unem às suas representações sagradas.

Com o batiputá se produz um óleo para diferentes usos, e na alimentação faz parte de alguns preparos, como, por exemplo, o “muleque” – feijão muito cozido misturado com farinha de mandioca e óleo de batiputá para fazer bolinhos.

Ainda, destaque para algumas bebidas artesanais que estão integradas à tradição deste povo, como o mocororó, a garapa de jatobá, a garapa de murici, e o aluá de murici.

Aquiraz

Celebrada desde 2017, a Festa do Mocororó é o momento onde o povo Jenipapo-Kanindé celebra a demarcação de seu território. O festejo também tem como mote a bebida fermentada do caju, o Mocororó, que tem papel importante nos rituais indígenas em nosso estado. Por isso é considerado sagrado por muitos povos. O ponto alto é a disputa de quem bebe mais mocororó em menos tempo, além de outros jogos, cantos, rezas e danças. A Festa é realizada no cajueiro sagrado, na Aldeia Jenipapo Kanindé, em Aquiraz.

Icó

Altino é memorialista, acadêmico da Academia Icoense de Letras e apaixonado pela história de Icó. Após se aposentar, decidiu abrir um ponto no mercado público para vender de tudo um pouco. E, claro, prosear sobre as histórias da cidade mais antiga do sertão cearense. Você encontra: especiarias e condimentos diversos.

Icó

Descobrir Icó pelo olhar dos patrimônios culturais, este território com muitas possibilidades de experiências gastronômicas, é uma oportunidade de conhecer e experimentar receitas regionais e tradicionais. Destaque para os queijos, além dos demais produtos lácteos. Também, há paçoca de pilão, entre outras delícias da produção local. Os roteiros poderão ser agendados para atender diferentes interesses sobre as comidas da região.

Viçosa do Ceará

Um lugar para reunir e comercializar uma ampla oferta do artesanato culinário da região. A Bodega do Povo reúne cerca de diferentes 70 produtos, tais como: geleias, licores; cachaças pé-de-serra; doce de mamão e de banana; mel, cajuína, rapadura de jaca; tempero caipira; sequilhos; farinha de banana; colorau; açafrão, entre outros. Esta Bodega faz parte da Rede Bodega de Economia Solidária.

logo mapa2

O mapa será regularmente atualizado e complementado para torná-lo sempre vivo e funcional.