Ofício
Fazem pães manuais, rosca queijo.
Venda de alimentação tradicional
Sobre
Fabricação e comercialização de produtos de panificação. Esta produção segue receitas tradicionais da região; e, em destaque, o pão caseiro, o pão de coco, a rosca-queijo, e diferentes tipos de bolos. A base de toda esta panificação é no trigo, na goma, no polvilho e no queijo. A Janelinha de Seu Messias é um anexo de sua casa e hoje o negócio é comandado por seus filhos e filhas que seguem a tradição do pai.
Como aprendeu?
Seu Messias aprendeu a fazer pães, quando foi morar em Fortaleza e trabalhou na fabricação de pães. Messias constituiu família de 11 filhos com sua esposa Zilmar e hoje são eles e elas quem dão continuidade a janelinha. No caso da rosca queijo foi ensinada por uma vizinha de nome Clécia.
Quais as principais ferramentas do seu ofício?
formas, assadeiras, forno.
Quais os materiais do seu ofício?
trigo, goma, polvilho, queijo,
Quais os produtos do seu ofício?
Pão caseiro, pão de coco, rosca queijo, bolos, sucos, salgadinhos, camos cream (sic).
Principal produto:
Onde acontece o ofício?
Na própria residência.
Qual a frequência de produção?
Diária, exceto aos domingos.
Vende o que produz?
Sim.
Onde vende?
Em loja própria chamada Janelinha do Seu Messias, que é um anexo da residência.
Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?
Sim, Suelita relata que acha que comida é muito importante, visto que seu preço de venda é bem razoável porque visam as pessoas de baixo poder aquisitivo e que já é reconhecido porque já sempre tem gente levando pra outras cidades e até pra outros países. Quem vem a Viçosa e não tomar um cafezinho com rosca ou pão de coco na janelinha do Seu Messias não passou em Viçosa.
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
Quem passa em Viçosa e não toma o cafezinho com rosca queijo na janelinha do seu Messias não passou em Viçosa. O negócio existe há 65 anos funcionando no mesmo local.
Seu pai, Messias, aprendeu a fazer pão quando foi morar em Fortaleza, quando voltou a Viçosa trabalhou em várias padarias fazendo pão caseiro, depois foram chegando os pães industriais e ele resolveu colocar a vendinha em sua própria casa e continuar fazendo seu pão caseiro. Nessa época fabricava e saia na cidade com seu grajau, distribuindo os pães nos comércios que eram ponto de revenda. Hoje em dia só vendem na janelinha.
Messias constituiu com sua esposa Zilmar uma família de onze filhos e filhas. Da janelinha tiraram dinheiro para pagar a escola dos onze, apesar de não estar mais vivo, mas o lugar de pequenino em frente ao ginásio na cidade de Viçosa, continua levando seu nome e seus filhos e filhas levam a tradição a frente.
Hoje em dia os irmãos fazem cerca de 300 pães de coco pela manhã e dois mil pães caseiros pela tarde. As roscas queijo são 50 e os bolos de cenoura são 30 todos dias, esses itens geralmente acabam antes de 11h da manhã. Os pães são feitos sem aditivos, como eram feitos nos tempo de seu Messias, os pães de coco são de dois tipos, uns pequenos com coco por cima e os outros com coco na massa.
Além das comidas também servem suco de goiaba e abacate e café.
Suelita, que nos concedeu a entrevista, trabalha nas vendas e ajuda a fazer salgados. A mãe Zilma (mãe) fazia pasteizinhos e rosca queijo, mas hoje em dia não faz mais. Ivonete faz as roscas. Zilmara faz bolos de cenoura. Erlon e Erton fazem os pães. Jordania faz salgados de festa. Tainá e Margareth fazem empada. Gorete faz camos cream (sic). Nice faz coxinhas e risole. E assim os irmãos tão continuidade ao legado dos pais.
Empresa comercial
Apresentação da empresa comercial
Janelinha do Seu Messias
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.