Cachaça Nogueira
Lugar de apreciar e se emocionar | Lugar de comer e beber | Lugar de comprar | Lugar de ver e ouvir | Lugar de visitar e passear
Viçosa do Ceará

Engenho Nogueira

Ofício

Produtor de Cachaça

Produção de Cachaça Artesanal

Sobre

Entre os muitos engenhos de cana de açúcar, destaque para o Engenho Nogueira que, desde o século XIX, produz cachaça através de alambique tradicional, o que resulta numa boa cachaça artesanal, que é reconhecida na região e noutras cidades que recebem a sua produção. A cachaça artesanal é um dos mais importantes distintivos dos engenhos do Nordeste, herdeiros da civilização do açúcar, e Viçosa do Ceará recebeu, em 2023, o título oficial de capital cearense da cachaça. O engenho produz cachaças envelhecidas em Bálsamo, Aroeira, Amburana, Pau D’arco, Sabiá, além do Carvalho Europeu. Também vende-se a cachaça prata, licores e bebidas mistas.

Como aprendeu?

O ofício está na família há quatro gerações e remonta a própria história da cidade, onde sempre se produziu cachaça para consumo própria e para a venda.

Com que idade aprendeu?

O primeiro dono do Engenho Nogueira, Capitão Antônio Bertoldo foi criado em meio a um dos primeiros engenhos de Viçosa, onde morava com sua mãe Joana dos Santos, o engenho do Capitão Chico Eugênio no Lambedouro. Em 1892, ele começa a produzir a cachaça para obter alimentação para o gado, o que era bem comum na região, a pecuária aliada a produção de cachaça.

Quais as principais ferramentas do seu ofício?

Refratômetro que mede o teor de açúcar da cana, facões, engenho, decantador, tanque de homogeneização, sacarímetro, cubas/dornas, alambiques, pré-aquecido, serpentina, alcoômetro, tonéis.

Quais os materiais do seu ofício?

Cana de açúcar, fermento caipira e madeiras para envelhecimento.

Quais os produtos do seu ofício?

Cachaça artesanal

Principal produto:

Cachaça

Onde acontece o ofício?

Engenho Nogueira, estrada do Lambedouro. CE 240.

Qual a frequência de produção?

Produção anual de acordo com o clico do plantio da cana de açúcar.

Vende o que produz?

Sim

Onde vende?

Na minha comunidade – A cachaça é comercializada no próprio engenho, em alguns pontos de Viçosa do Ceará e em Fortaleza.

Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?

Na igreja do Céu, na cachaçaria Arte da Vila e em vários pontos comerciais em Viçosa. Também há disponibilidade em algumas cachaçarias e restaurantes em Fortaleza, para saber quais, entrar em contato diretamente com o Engenho.

Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?

Não há como falar de Viçosa do Ceará e não falar de cachaça, a história da cidade se entrelaça com a de produção do destilado, que sempre esteve presente no dia a dia das famílias do lugar. Hoje Viçosa é conhecida como a capital cearense da Cachaça e as cachaças de Viçosa já ganharam prêmios nacionais e internacionais.

O engenho da família Nogueira, onde se produz a cachaça de mesmo nome, funciona desde 1892, são 132 anos de história de produção de cachaça artesanal.

Por volta de 1700 já se produzia cachaça para consumo próprio e para confraternizar entre os amigos, desde essa época os rejeitos da cachaça já eram utilizados para alimentação do gado e como forma de renda. A produção de cachaça também era sinônimo de status social elevado, porque quem produzia cachaça tinha uma alta renda com o produto.

O primeiro dono do Engenho Nogueira, Capitão Antônio Bertoldo foi criado em meio a um dos primeiros engenhos de Viçosa, onde morava com sua mãe Joana dos Santos, o engenho do Capitão Chico Eugênio no Lambedouro. Em 1892, ele começa a produzir a cachaça para obter alimentação para o gado, o que era bem comum na região, a pecuária aliada a produção de cachaça.

Em 2004, se formou a primeira associação dos produtores de cachaça artesanal do Ceará, sediada em Viçosa, foi-se então em busca de conhecimentos de produção de outros estados como Minas e Paraíba, aliando isso ao saber fazer já tradicional da cidade.

Hoje existem cerca de 80 engenhos em Viçosa, quando se fala de engenhos com registro e adequação às normas de produção se reduz bastante esse número, caindo para 25 produtores. Alguns estão na APCVIC- Associação dos Amigos produtores de Cachaça de Viçosa do Ceará e outros assessorados no projeto ATEG (Assistência Técnica e Gerencial)- SENAC/Prefeitura de Viçosa.

Na produção do Engenho Nogueira, de agosto a janeiro, toda a família se envolve, além de dez outras famílias da região do Vale do Lambedouro. São cerca de 7 a 10 mil litros de cachaça produzidos a cada ano.

A cachaça Nogueira tem as características próprias do Vale do Lambedouro e é feita com fermento caipira, de fubá ou de farinha, como se faz tradicionalmente em Viçosa. É envelhecida em seis tipos de madeira sendo elas Bálsamo, Aroeira, Amburana, Pau D’arco, Sabiá, que só é utilizado em Viçosa, além do Carvalho Europeu. Em breve lançarão a cachaça envelhecida em Jaqueira. A cachaça fica envelhecendo no mínimo um ano para ir para a venda. Também vendem a cachaça prata, licores e bebidas mistas.

Sobre a produção nos foi explicado: De 200 litros de caldo de cana, só se utilizam de 20 a 30 litros para comercialização, o que resulta em uma cachaça nobre, mais equilibrada e sem poluentes. Isso acontece porque durante a produção o líquido é separado em coração, cabeça e calda e só é comercializado o coração. A cabeça por ter alta concentração alcoólica, álcoois superiores, aldeídos e esteres, é utilizada para desinfecção de objetos. Já a cauda é utilizada como fertilizante na agricultura.

O Engenho Nogueira está aberto a visitação. Na visita guiada é contada a história da casa, da família e da produção de cachaça naquele espaço. A depender do período do ano a pessoa visitará a produção ou as instalações, ao final é feita a degustação na loja. O tour pode ser feito de sexta a domingo, de 10h às 17h, não há necessidade de agendamento prévio e custa 12 reais. No lugar também é possível almoçar pratos da comida sertaneja, contudo as refeições são por demanda e devem ser previamente pedidas, para que haja tempo hábil para o preparo. A comida é feita no fogão a lenha e os visitantes podem aproveitar da comida sertaneja produzida com insumos da própria fazenda ou das proximidades, na ocasião da entrevista havia as opções de porco assado, galinha caipira e assado de panela no menu fixo.

Empresa comercial

Cachaça Nogueira.

Apresentação da empresa comercial

Cachaça Nogueira.

Endereço

Lambedouro, Viçosa do Ceará – CE, 62300-000
Horário de atendimento
Visitação de sexta a domingo, de 10h às 17h, sem agendamento prévio. Saber mais
COMPARTILHE:
Facebook
Telegram
WhatsApp

O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.

Pular para o conteúdo