Ofício
Cozinheira
Venda de comida de panela, pratinhos e refeições.
Sobre
As cozinheiras – Noélia Maria e Gorete Moreira – realizam receitas tradicionais da região, assim oferecem comidas com ingredientes do território, o que possibilita uma boa experiência gastronômica. Elas fazem as chamadas “comidas de panela”, “pratinhos” e refeições; por exemplo: baião-de-fava com porco frito; galinha caipira; Maria-Isabel com carne de sol; panelada; sarrabulho.
Como aprendeu?
e uma família de 10 irmãos, mãe professora e pai agricultor, Noélia nos conta que aprendeu a cozinhar com mãe ainda pequena. Conta que seu pai era da roça e que a mãe era professora no turno da tarde e de manhã fazia o almoço para os trabalhadores. Quando a mãe tinha alguma coisa para resolver pela manhã, dizia a Noélia o que fazer e ela e a irmã ficavam responsáveis por cozinhar e levar para os trabalhadores, cerca de 10 a 20 trabalhadores.. Geralmente feijão com toucinho, arroz e peixe. Dia de domingo, quando estavam todos em casa, se fazia macarrão, se matava uma galinha e ali também ajudava a mãe, cortando uma verdura, pisando pimenta. E com isso foi despertando a vontade de cozinhar.
Já Gorete passou a cozinhar, quando Noélia teve problemas de saúde e recebeu recomendação médica de se afastar da cozinha, dessa forma passou a ensinar Gorete a fazer os pratos que vendiam.
Com que idade aprendeu?
Noélia por volta de 9 anos idade, Gorete já na idade adulta.
Quais as principais ferramentas do seu ofício?
Panelas, fogão, forno à lenha.
Quais os materiais do seu ofício?
Galinha caipira, porco, peixe tilápia, carne do sol, arroz, feijão e fava.
Quais os produtos do seu ofício?
Comida de panela
Principal produto:
Onde acontece o ofício?
Em dois lugares:
Restaurante Recanto Familiar, avenida Lamartine Nogueira, sem número, em frente a Escola Profissionalizante Domingo, de 10h às 14h.
Cantinho Familiar Segunda à sábado, trailer Praça General Tibúrcio, rua dr. Omar Paiva, sem número 17:30 às 22h – pratinhos.
Qual a frequência de produção?
Diária
Vende o que produz?
Sim
Onde vende?
Restaurante Recanto Familiar, avenida Lamartine Nogueira, sem número, em frente a Escola Profissionalizante Domingo, de 10h às 14h. Cantinho Familiar Segunda à sábado, trailer Praça General Tibúrcio, rua dr. Omar Paiva, sem número 17:30 às 22h – pratinhos.
Você acha que a sua comida/criação é importante para a Cultura Alimentar do seu território?
Relatam que a comida é reconhecida em toda a Serra da Ibiapaba, tendo inclusive participado de competição na cidade de Fortaleza, concorrendo com baião de Fava e Galinha Caipira, conseguindo o primeiro lugar de comida caseira e regional.
Qual é a história dessa receita/comida/peça/criação?
Noélia e Gorete trabalham com cozinha há muitos anos e tem estabelecimento próprio há 13 anos, Restaurante Recanto Familiar, mais recentemente passaram também a vender comida em um trailer no centro de Viçosa, na praça General Tibúrcio, onde adaptaram a venda para pratinhos. As duas juntas tem uma das comidas tradicionais mais prestigiadas da cidade e da Serra da Ibiapaba. No restaurante servem almoço aos domingos, com a opções de Galinha caipira, peixe com recheio, Baião de Fava, Porco no forno e filé com fritas e no trailer Cantinho Familiar servem pratinhos de Maria Isabel de carne de sol, Baião de Fava, Porco frito, Creme de Galinha, Sarrabulho, Panelada.
De uma família de 10 irmãos, nascida em Ladeira Grande, Viçosa do Ceará, filha de mãe professora e pai agricultor, Noélia nos conta que aprendeu a cozinhar com mãe ainda pequena. Conta que seu pai era da roça e que a mãe era professora no turno da tarde e de manhã fazia o almoço para os trabalhadores. Quando a mãe tinha alguma coisa para resolver pela manhã, dizia a Noélia o que fazer e ela e a irmã ficavam responsáveis por cozinhar e levar para os trabalhadores, cerca de 10 a 20 trabalhadores. Geralmente feijão com toucinho, arroz e peixe. Dia de domingo, quando estavam todos em casa, se fazia macarrão, se matava uma galinha e ali também ajudava a mãe, cortando uma verdura, pisando pimenta. E com isso foi despertando a vontade de cozinhar. Aos 9 anos começou a trabalhar junto com a mãe na agricultura. Aos 10 ou 11 anos foi morar em Fortaleza para trabalhar em casa de família (serviços domésticos) e passou também a trabalhar na cozinha. Aos 17 anos conheceu uma pessoa com quem se relacionou e engravidou, nessa ocasião retorna para a casa dos pais em Viçosa, onde termina o ensino médio.
Noélia aprendeu a cozinhar com sua mãe e também fez diversos cursos junto na área de cozinha junto ao Sebrae. Também trabalhou em cantina de escola, quando começou a trabalhar depois que voltou a morar em Escola.
Noélia diz que a cozinha sempre perpassou sua vida e que sua felicidade em chegar uma pessoa em sua casa e ela fazer um prato diferente, arrumar uma mesa com bastante comida gostosa.
Por volta dos 20 anos conheceu Gorete, ainda quando trabalhava na cantina de uma escola. Posteriormente passaram a trabalhar as duas em um restaurante na Igreja do Céu. À época Noélia na cozinha e Gorete no atendimento ao público. Na igreja do céu trabalharam 8 anos. Depois tiveram o primeiro restaurante, do distrito de Delgado, onde ficaram por um ano e sete meses, quando então decidiram fazer o restaurante na sua própria casa. Desmancharam sala e quarto e nascia o Recanto Familiar. Quando Noélia não pode mais cozinhar por conta da saúde Gorete assume a cozinha, trazendo os saberes de Noélia aliados ao seu próprio jeito de cozinhar e assim já se vão mais de 21 anos de cozinha e muita dedicação a comida e a felicidade dos clientes.
Importante ressaltar também que os insumos são comprados de produtores locais ou fornecedores de confiança que são os mesmo há muitos anos.
Um ponto chave para além da comida é o agradabilíssimo atendimento das duas. Uma comida que traz no atendimento o amor pelo que fazem.
Empresa comercial
Apresentação da empresa comercial
Recanto Familiar e Cantinho Familiar – Noélia e Gorete
Endereço
O mapa é regularmente atualizado e complementado para tornar-se sempre vivo e funcional.