Escola de Gastronomia Social realiza evento sobre pesquisa científica e cultura alimentar
O evento discute o cenário das pesquisas sobre cultura alimentar no Ceará, Nordeste e Brasil

O Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, de modo online, o evento “Debates sobre Pesquisa em Cultura Alimentar”, nos dias 23/05, 21/06 e 19/07. A programação, que conta com a parceria do programa de Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), trará discussões sobre a pesquisa em cultura alimentar nos âmbitos do Ceará, Nordeste e Brasil.
O primeiro encontro acontece no dia 23 de maio, em formato online, a partir das 17h. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita no site gastronomiasocial.org.br. Nesse encontro inicial, as convidadas Kadma Marques (Uece), Ariza Rocha (URCA) Rildelene Kanindé – (CEPEMA) apontam suas percepções sobre os estudos acerca da cultura alimentar no Ceará.
Com mediação de Vanessa Moreira (EGSIDB) e Paulo Henrique (UFC), a formação propõe conversar sobre o desenvolvimento de pesquisas em cultura alimentar. O objetivo é trocar experiências e vislumbrar um panorama dos estudos realizados em instituições públicas.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
SERVIÇO:
Debates sobre Pesquisa em Cultura Alimentar
Dias 23/05, 21/06 e 19/07, a partir das 17h
Online e gratuito
Dúvidas ou mais informações, entrar em contato com o e-mail: labgastronomiasocial@gmail.com
Mediadores:

Vanessa Moreira – Coordenadora de Cultura Alimentar e Pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, mestre em Antropologia pela UFPE. Pesquisadora associada da Sigmund Freud University – SFU (Paris). Formação complementar em Audiovisual. Parecerista de assuntos de Gastronomia Cultural do Ministério da Cultura. Pesquisadora do OCCA, o Observatório Cearense de Cultura Alimentar, e associada do Movimento Slow Food. Agenda de pesquisa: inovação em cultura alimentar e modelos alternativos alimentares.

Paulo Henrique Machado – Paulo Henrique Machado de Sousa é professor do Curso de Graduação e Mestrado em Gastronomia da UFC, onde coordena o último curso. Tem pós-doutorado em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV e Química pela UFC. Atua na áreas de Gastronomia, com ênfase em Análise Sensorial como ferramenta para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos.
Convidadas:

Ariza Rocha – Professora efetiva do Curso de Educação Física – URCA, desde 2003. Possui Pós-doutorado em História pela Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa – FLUL (2013-2014). Seus estudos, pesquisas, publicações e orientações na graduação e pós-graduação estão articulados ao tema: História Cultural da Alimentação, Educação e Saúde. Atualmente, integra a equipe de pesquisadores do Projeto Alimentos Tradicionais do Ceará, Alimentação Escolar e Desenvolvimento Sustentável.

Kadma Marques – Doutora em Sociologia, com estágio no exterior (Lyon/França). É docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Professora Visitante na Faculté d’Anthropologie, Sociologie et Science Politique (Université Lumière Lyon 2), em 2015. Em 2017, elaborou a proposta e tem coordenado desde então o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), ligado à rede de produtores ECOCeará. Atualmente é Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), na UECE. Tem publicado artigos, capítulos de livros, coordenado projetos, orientado dissertações e teses, e integrado bancas de avaliação de trabalhos de final de curso no Brasil e no exterior sobre os seguintes temas: sociologia da arte e da cultura (com ênfase na cultura alimentar).

Rildelene Kanindé – Tecnóloga em Gastronomia, Mestra em Sociobiodiversidade, Pesquisadora da Cultura Alimentar Indígena, Assessora Técnica da Fundação Cepema.

Cronograma geral:
Módulo 1 – Roda de Conversa sobre a pesquisa em cultura alimentar no Ceará
Dia 23/05 – 17h às 19h30
Módulo 2 – Roda de Conversa sobre a pesquisa em cultura alimentar no Nordeste
Dia 21/06 – 17h às 19h
Módulo 3 – Roda de Conversa sobre a pesquisa em cultura alimentar no Brasil
Dia 19/07 – 17 às 19h