IMG 1562 1 scaled
|

Sertão imperecível: a sustança da cultura alimentar de Icó

Explorar a relação afetiva das pessoas com os espaços e a comida evidencia a memória e identidade de uma comunidade. Em Icó, a pesquisadora Nayane Honorato decidiu redescobrir a cidade investigando as histórias ocultas em cadernos de receitas, nas ruas, nos espaços históricos e nas memórias das pessoas.

Captura de Tela 2023 03 18 as 07.44.29
Livro de receitas

“Descobri que o Icó tem um acervo gigantesco de cadernos de receitas. E eu comecei a investigar o que estava oculto, o que estava guardado em gavetas empoeiradas”, comenta Nayane Honorato na apresentação de sua pesquisa “Sertão imperecível: a sustança da cultura alimentar de Icó” na 3ª Mostra realizada pela Escola de Gastronomia Social.

IMG 1565
Livros de receitas bordados

Sob mentoria de Izabel Gurgel, Nayane fez um percurso histórico-alimentar, explorando os conhecimentos contidos nas ruas e nas receitas antigas da cidade. Destacando os saberes e sabores, a pesquisadora desenvolveu rotas culturais e um jogo de tabuleiro baseado na experiência de atravessar a cidade e suas memórias em pontos históricos e gastronômicos de Icó.

Captura de Tela 2023 03 18 as 07.47.25
Cidade de Icó/CE

A pesquisa foi desenvolvida no 5° Laboratório de Criação em Gastronomia Social e Cultura Alimentar. O trabalho fomenta a identidade alimentar do povo icoense, através do estudo da cidade, de sua gente e das histórias contidas nos cadernos de receitas.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.