Aula Inaugural – Produtos da sociobiodiversidade: Pesquisa – Política Pública – Mercado
Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia inicia suas atividades com uma roda de conversa sobre os desafios da produção da sociobiodiversidade
O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, programa de pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizará sua aula inaugural, no dia 15 de julho, sobre Produtos da sociobiodiversidade: Pesquisa – Política Pública – Mercado. A aula acontece de forma virtual e para participar, os interessados devem inscrever-se no site gastronomiasocial.org.br, até 15 de julho, e aguardar um e-mail com as informações de acesso ao evento on-line. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
A atividade gratuita tem como objetivo discutir questões sobre os desafios e oportunidades da produção da sociobiodiversidade, a importância do fomento de políticas públicas para o fortalecimento de produtores que evidenciam os insumos locais, a complexidade do mercado e do consumo local.
Os facilitadores deste evento são Moisés Savian, engenheiro agrônomo, mestre em Geografia (UFSC) e doutorado em Produção Vegetal da Agroecologia (UDESC). Atualmente é Secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Luis Carrazza, Secretário Executivo da Cooperativa Central do Cerrado que é uma central de cooperativas que trabalha na promoção e comercialização de produtos agroextrativistas.
“As atividades formativas do Laboratório possibilitam a pesquisadores e interessados, já que os cursos são abertos ao público, a oportunidade de partilhar experiências e discussões com professores sensíveis ao processo de criação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, que reverbera e valoriza a cultura alimentar”, afirma Vanessa Moreira, coordenadora de cultura alimentar da EGSIDB.
Nesta 7ª edição, o Programa de Formação do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia possibilitará a pesquisadores e interessados, já que os cursos são abertos ao público, a oportunidade de partilhar experiências e discussões com professores sensíveis ao processo de criação, pesquisa, desenvolvimento e inovação desenvolvido no Laboratório de Criação, que reverbera e valoriza a cultura alimentar.
Moisés Savian (Secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental)
Moisés Savian é engenheiro agrônomo com Mestrado em Geografia (UFSC) e Doutorado em Produção Vegetal da Agroecologia (UDESC). Atualmente está como Secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Moisés já foi professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (2011 e 2018), Gerente de Políticas Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (2014), Secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Lages (2014) e professor no Instituto Federal de Brasília (2022).
Luis Carrazza (Secretário executivo da Central do Cerrado)
Luis Carrazza é Secretário Executivo da Cooperativa Central do Cerrado que é uma central de cooperativas que trabalha na promoção e comercialização de produtos agroextrativistas.
Atua desde o final dos anos 90 com organizações de agricultores familiares e Povos e Comunidades Tradicionais na estruturação de negócios comunitários sustentáveis, com ênfase na estruturação de cadeias de valor para os produtos de uso sustentável da biodiversidade brasileira. Luis é zootecnista de formação e autor de vários livros sobre manejo e processamento de frutos do Cerrado, gestão de associações e cooperativas, normas sanitárias, ambientais e fiscais para agroindústrias comunitárias, elaboração de projetos, entre outros. É militante da Rede Cerrado, do movimento Slow Food, do movimento de comércio justo e solidário, do movimento agroecológico e do movimento de economia e cooperativismo solidário. Reside em Brasília onde vive com a esposa, duas filhas e um filho.
Sobre a Escola
Espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (RECE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro de formação, que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense. Inaugurada em 2018, oferece cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará. Por meio dos diversos tipos de saberes e da cadeia de produção local, promove a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome.
Serviço
Aula Inaugural – Produtos da sociobiodiversidade: Pesquisa – Política Pública – Mercado
Inscrições: Até dia 15 de julho no site:
Aula: Dia 15, das 16h às 19h30.
Redes Sociais: @escolagastronomiasocial
Dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br.