Novo ciclo de cursos profissionalizantes traz novos alunos à Escola de Gastronomia Social
Aula inaugural recebe novos alunos dos cursos profissionalizantes de Confeitaria e Panificação
A aula inaugural do período 24.3 ocorreu na quarta-feira (08), na Escola de Gastronomia Social. Os aprovados dos cursos de panificação e confeitaria, enfrentaram um processo seletivo para enfim, entrarem nos profissionalizantes.
As turmas da manhã e da tarde de seus respectivos cursos tiveram, inicialmente, uma pequena apresentação dos cursos dada pelos professores Franzé Melo (Panificação) e Leandro Oliveira (Confeitaria). Nesse momento, foram tiradas as dúvidas e esclarecido como funcionam as aulas dos cursos, além de interações entre os próprios estudantes.
Em ambos os turnos, a chegada dos novos estudantes foi celebrada com um lanche, produzido por ex-alunos de turmas anteriores da panificação e confeitaria.
A coordenadora pedagógica Damaris Barros e a superintendente da Escola, Selene Penaforte discursaram para as turmas e lhes deram as boas vindas.
As aulas serão ministradas até o mês de março, quando os alunos, enfim profissionalizados, apresentarem suas amostras. Assim, sendo concedidos os seus certificados para atuar profissionalmente, assim como é o objetivo desses quatro perfis.
Keyttiane Gomes, 32 anos, doceira autônoma
Doceira autônoma, as expectativas de Keyttiane são muito altas para o curso que se inicia. Para ela, aprender é a missão principal na cozinha. A admiração de Keyttiane pelo trabalho da Escola já durava dois anos, até que finalmente foi uma das selecionadas para ser uma das profissionais formadas pela referência da gastronomia social.
Sonhar pequeno não faz o feitio de Keyttiane, a pesquisa alimentar é um dos seus objetivos futuros. E por que não abrir um negócio? Ou quem sabe até dar aulas no ramo da confeitaria? De fato, uma nova história de conquista se aproxima.
Daphne Louise, 33 anos, auxiliar de cozinha
Após a foto das novas turmas, Daphne Louise aceita dar uma entrevista. Desenvolta, a auxiliar de cozinha revela o desejo de crescer profissionalmente, bem como, aprender e ensinar seus colegas de curso na panificação. Daphne parece enxergar a gastronomia como uma missão e é firme quando diz que quer agregar no que ela puder.
Suas metas, segundo ela, é crescer onde trabalha. Quem sabe subir de cargo ou o próprio negócio? Entretanto, não nega a possibilidade de mudança desses objetivos, mas que está ali para colocar em prática o que vai ser aprendido.
Flávio Coelho, 39 anos, auxiliar de cozinha industrial
Um outro amante da ideia do seu próprio negócio é o Flávio. Com um olhar empreendedor, ele vem de Pedras até o Cais do Porto com uma meta muito bem estabelecida em mente. O auxiliar da cozinha industrial traça bem o seu caminho e planeja investir na área que vai aprender.
Acima de tudo, Flávio quer aperfeiçoar seus conhecimentos em gastronomia e a panificação é mais um passo que ele dá em sua trajetória profissional.
Geiciane Almeida, 29 anos, doceira autônoma
Seus doces em casa já fazem parte de sua renda. Ela é doceira autônoma e pretende aprender novas técnicas para aplicá-las em seu trabalho na confeitaria. Geiciane é uma entusiasta e admiradora do empreendimento, por isso, de forma alguma dispensa a ideia de abrir seu próprio negócio assim como os seus colegas.
No ramo da confeitaria personalizada, Geiciane Almeida está no curso de confeitaria e pretende crescer ainda mais em sua carreira profissional.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe) – Fortaleza – Ceará.
Site: gastronomiasocial.org.br
Redes sociais: @escolagastronomiasocial