Mini Museu Firmeza: natureza e memória no Mondubim
Uma imersão na arte cearense em um espaço único criado por Estrigas e Dona Nice

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco promoveu mais uma visita técnica para seus estudantes, desta vez ao Mini Museu Firmeza, localizado no bairro Mondubim, em Fortaleza. Criado em 1940 pelo artista e pesquisador Estrigas e sua esposa Dona Nice, o espaço nasceu dentro da própria casa do casal e se transformou em um importante ponto de preservação da memória artística do Ceará.
Nos cômodos da casa-museu, os alunos puderam conhecer obras que revelam diferentes fases da produção cultural cearense, observando de perto como a arte se relaciona com a história e o território. A experiência também se estendeu ao quintal, onde jaboticabeiras e o contato com a natureza completaram o percurso, proporcionando um ambiente acolhedor e inspirador.
A visita também revelou uma característica marcante do espaço: na imersão os estudantes precisaram usar a luz dos celulares para observar os detalhes das obras. Cada flash iluminava telas, esculturas e registros da memória cearense, criando uma atmosfera intimista e única de contato com a arte.
Entre um cômodo e outro, também aproveitaram o quintal para colher jaboticabas diretamente do pé, reforçando ainda mais a vivência única proporcionada pelo Mini Museu. Além da visita, os estudantes participaram de um piquenique coletivo, momento que reforçou o espírito de convivência e a troca de experiências, fortalecendo os vínculos entre aprendizado, arte e cultura.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.
Serviço
www.gastronomiasocial.org.br
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Telefone: (85) 99295-2122
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial
Mini Museu Firmeza
Rua Waldir Diogo – Mondubim, Fortaleza – CE




















