equipe 3 confeitaria tarde verrime cocomango
|

Estudantes da Escola de Gastronomia Social apresentam receitas autorais no evento “Mar, histórias e transformação”

O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro, na sede da Escola, e marca a conclusão de seis turmas dos cursos de Cozinha, Confeitaria e Panificação

panificacao manha ciabacurim ciarresmo de quintal

Aprender e compartilhar tem feito parte da experiência de 140 formandos nos cursos profissionalizantes de Cozinha, Confeitaria e Panificação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), integrante da Rede de Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Nos dias 26 e 27 de setembro, as receitas que resultaram de quatro meses de formação serão apresentadas em uma série de aulas-show e degustação dos pratos criados no percurso formativo.

O evento “Mar, histórias e transformação” é aberto ao público mediante inscrição por ordem de chegada, conforme a disponibilidade de vagas por sala. No total, serão 22 oficinas ministradas pelos alunos de Cozinha, Confeitaria e Panificação. Todas as receitas apresentadas surgiram a partir do exercício final dos cursos, especialmente desenvolvidas com ingredientes locais para fortalecer e enaltecer a culinária cearense. “Os alunos foram estimulados a pesquisarem e a produzirem pratos que reforçam a identidade e a cultura alimentar do Ceará. Durante o curso, os estudantes tiveram contato com pescadores e pescadoras dos bairros vizinhos da Escola e a partir desta experiência foram inspirados nas criações dos projetos de conclusão de curso”, conta Damaris Barros, coordenadora pedagógica da Escola.  

Portanto, a formação é o ponto de partida para desencadear trajetórias de vida, preservar memórias sociais valiosas e enriquecer os elementos da cultura alimentar cearense que permeiam diversos territórios. Este processo não apenas educa, mas também inspira os alunos a se aventurarem na pesquisa e criação de receitas que, além do sabor, fortalecem a rica identidade da gastronomia cearense.

“Os cursos profissionalizantes da Escola transcendem o simples ato de cozinhar. Eles provocam reflexões sobre a integridade da cadeia de produção alimentar e fomentam discussões éticas em torno de uma cozinha sustentável e consciente”, destaca Selene Penaforte, superintendente do equipamento, lembrando que as inscrições para novas turmas estão abertas até 1º de outubro, no site gastronomiasocial.org.br.

equipe 3 confeitaria tarde verrime cocomango

Sobre a Escola 

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará. 

Serviço:
Mar, histórias e transformação
Dias 26 e 27 de setembro
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto).
Inscrições por ordem de chegada, a partir das 13h.
Mais informações: (85) 99295-2122 e (85) 99295-6179 (whatsApp – somente mensagens)

Fotos: Izakeline Ribeiro

Confira a programação:

Inscrições por ordem de chegada a partir das 13h.

Oficinas, a partir das 14h. 

Dia 26/09 (terça).

Panificação

CHOURIPAN ESTRELA DO SERTÃO (pão de carambola com linguiça artesanal de suíno, vinagreira e coalho, acompanha um vinagrete de pimentões, picles de pepino e carambola salteada e uma maionese de cheiro verde)

CINAMAMÃO (Pão doce com foco no aproveitamento total do mamão, desde sua semente até o tronco)

CAPOTÁLIA EMBRIAGADA (pão italiano de fermentação natural de cheiro verde, o com guisado de capote marinado em cachaça regional e pancs)

PIRÃOJUBA DO TITANZINHO (pão artesanal com cevada e cerveja preta, pirão de farinha d’água e guarajuba da praia do titanzinho)

PÃO SANDÍA (pão artesanal com foco no total aproveitamento da melancia, da casca a semente)

Cozinha

FILÉ A TITANZINHO (filé de guarajuba com crosta de banana gratinada, purê de macaxeira apimentado e farofa crocante com casca de banana e castanhas de caju)

BOLINHO TERRA MAR (bolinho de arroz da serra com jerimum defumado, recheado com  guarajuba e carne de caju, acompanhado de maionese de caju)

MARÉ E TARÊ (Guioza recheada com guarajuba, bacon e legumes, acompanhada de molho tarê de rapadura)

Confeitaria

TAMACOTA (Geleia de mamão, panacotta de tamarindo e crumble com a semente de tamarindo)

KUIABATI (cuia de milho) cuia de fubá pilado cearense, com creme de milho e fitas de coco glaçadas com rapadura)

VERRINE  MARAOCA (Crumble saudável com farinha de babaçu, mandioca, castanha de caju e rapadura, creme de macaxeira e geleia de maracujá sem açúcar)

POP MAPARÁ (Pop de creme de jambu com vicky, empanado no flocão com geleia de vinagreira)

ENTREMET MELANCITA  (Entremet com uso integral da melancia, da casca a semente)

Dia 27/09 (quarta):

Panificação

PÃO KHACHAPURI CEARENSE (pão de tomate e manjericão em modelagem de canoa, rechedo guarajuba e servido com chutney de abacaxi)

CIGUARÁ (pão ciabatta de fermentação natural com nirá,  glavlax de guarajuba e chutney de hibisco  vichy e hortelã)

CIABACURIM (pão ciabatta de fermentação natural com torresmo,  suíno desfiado, chimichurri de pancs e barbecue de tamarindo)

Cozinha

MARJUBÁ (massa de fubá com panc’s recheada de guarajuba, casquinha crocante e molhos de cajá e tamarindo)

MISTÉRIOS DO MAR (entrada em camadas: purê de macaxeira, guarajuba, panc’s e manga verde finalizada com melaço de cana)

CAPITÃO DO MAR (linguiça de peixe acompanhada de farofa de coco, vinagrete tropical e geleia de vinagreira) 

Confeitaria

COCODINHO (leite condensado de coco, aplicado em forma de casadinho)

XÊGO JÁ (Interfolhado com a tradicional chegadinha cearense, inspirado na receita clássica do Ópera)

VERRINE COCOMANGO (Verrine com crumble de  farelos da casca da manga, mousse de manga madura e geleia de manga verde com coco)

Leia também