IMG 9981 1 scaled

Escola de Gastronomia Social lança série especial com receitas que mostram o caminho de ingredientes da horta para a mesa

Os 12 vídeos estão sendo publicados no canal da instituição no YouTube

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou a série especial de vídeos “Da Horta à Mesa”. No total, serão 12 vídeos com receitas de entradas, pratos principais e sobremesas, mostrando as possibilidades de uso dos alimentos de uma forma mais completa, criativa e evitando desperdícios.

Para apresentar as receitas, a Escola convidou professores e ex-alunos alinhados com essa proposta em suas atividades. O professor e consultor gastronômico, Luís de França, ressalta a integração da horta às formações da Escola e como a combinação no uso das panc gera receitas saborosas. “Cada vez mais nós estamos criando receitas e otimizando o uso dos nossos vegetais, tudo que é plantado na nossa horta. Primeiro, por questão de segurança, porque a gente sabe que não tem uso de agrotóxicos. Segundo, para valorizar nossa cultura alimentar”, conta o professor, que ensina duas receitas na série: “Bolinho de feijão com ora-pro-nóbis” e “Arroz de cuxá”.

Babylla Souza, ex-aluna da Escola, conta que participar da gravação da série foi muito proveitoso, principalmente por conseguir enxergar as possibilidades de usos das diversas hortaliças que podem ser encontradas nas hortas urbanas. “Exercitei os aprendizados que tive no primeiro curso que fiz na Escola, que foi uma formação sobre horta. Na preparação das receitas aprendi sobre as diversas formas de usos das panc e também a criar pratos de forma mais nutritiva, com ingredientes direto da horta”, explica.

“Mudei muito a minha rotina de alimentação, com uso das panc e ideias mais saudáveis. Inclusive, grande parte da nossa receita de final de curso foram ingredientes da horta, mudamos muito nosso conceito sobre panc e como elas podem ser incríveis”, acrescenta Babylla.

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, comenta que “a série reafirma o compromisso da Escola com a educação alimentar e nutricional, promovendo a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, tornando nossos alunos conscientes das escolhas do que comer, reconhecendo a origem dos ingredientes.”

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

SERVIÇO: Série Da Horta à Mesa

1º vídeo: https://youtu.be/Y3qwW056nMo 

Playlist:https://www.youtube.com/watch?v=roKzhGbiEyo&list=PLQtUY4UB6jR0ioklcoDXlfaClW2m5V7Bs 

Mais informações: no Instagram @escolagastronomiasocial

Série especial Da Horta à Mesa

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.