Escola de Gastronomia de Social realiza cursos básicos em parceria com os Complexos Mais Infância
Atividades promovem qualificação e inclusão social em diferentes bairros de Fortaleza

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco segue fortalecendo seu compromisso com a cidadania e a transformação social ao oferecer, nos Complexos Mais Infância, localizados nos bairros Cristo Redentor, João XXIII e Curió, cursos voltados para pessoas atendidas por políticas públicas, como o Bolsa Família.
Em 2025, os cursos contam com uma carga horária mais longa, garantindo uma formação mais completa e aprofundada. Entre as capacitações ofertadas estão: Panificação Básica (60h), Confeitaria Básica (60h) e Pizzaiolo (40h). Todos os cursos têm foco no desenvolvimento de habilidades práticas e técnicas que favorecem a geração de renda e a autonomia financeira dos participantes. “A iniciativa visa ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo local”, afirma Damaris Barros, coordenadora pedagógica.
A professora Talita Ribeiro, responsável por ministrar o curso no Complexo Mais Infância do Curió, destaca a importância da formação para os alunos:
“É sempre um grande prazer ministrar aulas nos Complexos. É notório o encantamento das alunas com o aprendizado, as técnicas que lhes são apresentadas e o sonho de poder iniciar no empreendedorismo com um pouco mais de segurança. Existe muita dedicação por parte delas, e a coordenação contribui para que os cursos aconteçam de forma eficaz, com as turmas sempre completas.”
A ação reafirma a missão da Escola de Gastronomia Social de promover acesso à formação de qualidade, valorizando os saberes alimentares e os potenciais produtivos das comunidades atendidas.








Serviço:
Cursos Básico em parceria com o Complexo Mais INfância
Mais informações:
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. Toda a programação é gratuita. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.