Diálogos sobre cultura Alimentar: Emmanuel Bastos e Eunice Maciel participam de formação on-line da EGSIDB
A iniciativa integra a 8ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia e convida pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados a refletirem sobre a força da comida na construção de identidades, culturas e memórias


O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) realiza, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, encontros voltados à reflexão sobre patrimônio e cultura alimentar. As atividades são gratuitas e abertas a pesquisadores, estudantes, profissionais da gastronomia, produtores e demais interessados, mediante inscrição online.
Na programação, os participantes terão acesso a duas aulas com o antropólogo Emmanuel Bastos (26 e 27), que discutirá o patrimônio alimentar a partir das relações étnico-raciais, da sustentabilidade e dos direitos de povos e comunidades tradicionais. A proposta é compreender a comida como espaço de resistência, identidade e diversidade.
No dia 28, a professora Maria Eunice Maciel (UFRGS) conduzirá a palestra “Questões para pensar a gastronomia”, trazendo provocações sobre tradição, cultura alimentar e patrimônio. A aula levanta debates sobre como entendemos a gastronomia para além da técnica, mas também como um modo de comunicar quem somos e como vivemos.
Essa iniciativa integra a 8ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, política pública da EGSIDB que articula saberes tradicionais, inovação e pesquisa para fortalecer a cultura alimentar cearense. Desde 2018, o programa já apoiou mais de 25 projetos, valorizando ingredientes locais e promovendo impacto social, cultural e econômico.
Programação
- 26 e 27/08 | 18h – Patrimônio Alimentar, com Emmanuel Bastos
- 28/08 | 16h – Questões para pensar a gastronomia, com Maria Eunice Maciel
Emmanuel Bastos – Antropólogo, Dr. Em antropologia pela UFBA pesquisador da área de Patrimônio Cultural, Povos Tradicionais acervos etnográficos e Políticas Públicas. Servidor da SECULT Ceará, lotado na Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória. Membro do Observatório das Vulnerabilidades da Baia de Todos os Santos OBSERVABAIA – UFBA e do coletivo cultural de matriz Africana IBILÈ do Ceará.
Eunice Maciel – Maria Eunice Maciel é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ligada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Pesquisadora reconhecida na área de cultura alimentar, dedica-se ao estudo das relações entre alimentação, memória, identidade e patrimônio no Brasil.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.
Serviço:
Diálogos sobre cultura alimentar – Laboratório de Criação e Cultura Alimentar da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Dias 26, 27 e 28 de agosto, via Google Meet.
Inscrição gratuita até o preenchimento das vagas:
https://forms.gle/gDUpQwtH9hz8GuLr6
Mais informações:
E-mail: cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial