escolagastronomiasocial 446550241 1126099495176452 5758325310452328545 n 1 e1717157374830

Confira a programação completa da Conexão Ceará e França – Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação

O evento acontece nos dias 3 e 4 de junho e contará com uma programação recheada de oficinas e rodas de conversa

A atividade acontece na sede da Escola de Gastronomia Social, localizada na Rua Manuel Dias Branco, n° 80, Cais do Porto, e promoverá ações de formação com as técnicas da gastronomia francesa e a biodiversidade cearense, possibilitando um intercâmbio entre os alunos, monitores, professores e pesquisadores da Escola, cozinheiros e pequenos produtores com profissionais da gastronomia franceses ou com formação na França.

O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco com apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS), da Central de Artesanato do Ceará (CEART), da Associação Brasileiras de Sommeliers Ceará (ABS-CE), do Grupo Host, do Cogumelos Guaramiranga, da Dona Vita Queijaria, do Divvino Paris, do Projeto Guriú Verde, do Instituto Capim Santo e da Vinícola Miolo.

Confira a Programação: 
SEGUNDA-FEIRA (03/06)

14h – Roda de conversa: receitas de trajetórias de sucesso, com Morena Leite, Hervé Witmeur, Patrick Terrien, mediação de Fernanda Gomes, e presença de Louise Benevides,  Marina Giuberti. Sebastião Ferreira. 
Local: Terraço  
Inscrição gratuita: por ordem de chegada
Vagas: 100

16h às 19h – Oficina: Sensações do vinho, com a sommelier Marina Giuberti
Local: Cozinha Show
Vagas: 50
Inscrição gratuita: *Atividade voltada para profissionais, especialistas, pesquisadores e estudantes da gastronomia.

TERÇA-FEIRA (04/06) 

9h às 10h / 14h às 15h – Aula Show: Cozinhando com a chef Morena Leite 
10h às 11h / 15h às 16h – Aula Show: Cozinhando com o chef Patrick Terrien e Louise Benevides
11h às 12h / 16h às 17h – Aula Show: Cozinhando com o chef Hervé Witmeur e a naturista Marie Stas-Witmeur
Local: Cozinha Show
Vagas: 15 *para público externo
Inscrição gratuita:

9h às 12h / 14h às 15h – Curso: Cozinhando com o Chef Luiz de França
Local: Cozinha básica
Vagas: 20
*Atividade exclusiva para alunos dos cursos profissionalizantes. 

9h às 12h / 14h às 15h – Curso: Cozinhando com o Chef Thales Romão
Local: Panificação
Vagas: 20
*Atividade exclusiva para alunos dos cursos profissionalizantes.

TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA (04 E 05/06) 

9h às 11h – Curso: Serviço da mesa, com a chef Fernanda Gomes, e Serviço para vinhos, com os sommeliers Marina Giuberti e Sebastião Ferreira da Silva
Local: Terraço
Vagas: 10 *para público externo
Inscrição gratuitas:


Conheça os convidados:

Foto Patrick Terrien Creditos Peter Knipp Holdings and World Gourmet Summit

Patrick Terrien 
Patrick Terrien construiu carreira de sucesso em países como França, Suíça e Japão, mas seu capítulo profissional mais marcante foi desenvolvido em 24 anos de dedicação à Le Cordon Bleu, da qual foi diretor e chef responsável por todas as unidades. Fundada em Paris, em 1895, Le Cordon Bleu é considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo, com 35 institutos em 20 países.

Foto Fernanda Gomes 3

Fernanda Gomes 
Fernanda Gomes é mineira, morando em Paris e apaixonada pelo Ceará. Cozinheira formada pelo Le Cordon Bleu Paris, fundadora do Projeto Guriú Verde e organizadora de eventos.

Foto Morena Leite 1

Morena Leite 
Morena Leite é do mundo. Mãe de duas meninas, Manuela e Julia, cresceu em Trancoso, dentro da Pousada e Restaurante Capim Santo. Saiu de lá aos 15 anos para estudar inglês na Inglaterra e depois foi para Paris, onde se formou em 1999 como Chef de Cozinha no Le Cordon Bleu. Voltou para São Paulo, e a partir daí iniciou uma carreira de sucesso e desafios. O furacão Morena, que viaja sem parar em busca de inspiração e conhecimento, absorvendo gostos e temperos do mundo inteiro, voa longe mas nunca se esquece de onde veio. Com suas raízes profundas em Trancoso e sua baianidade, tanto no seu jeito de ser como na sua cozinha, Morena segue levando esse Brasil muito particular dela, para todo canto que vai, uma orgulhosa e entusiasmada embaixatriz.

Foto Louise 2 1

Louise Benevides 
Chefe de cozinha e Patissêrie, formada pela renomada Escola Le Cordon Bleu Paris, foi gestora da área de gastronomia do Senac Ceará implementando vários cursos. Participou de vários eventos gastronômicos no Brasil  e Europa, esteve à frente da Casa de Moá Café e Bistrô. Hoje, atua como consultora para projetos gastronômicos e é a chefe  executiva do Grupo Host (Moleskine, Giz, Hoots, Mezzi, Misaki e Relativo) e do grupo Geppos (Cabana del Primo, Geppos Italiano e Geppos Praia).

Foto Marina 2

Marina Giuberti 
Há 18 anos morando na Europa, Marina Giuberti é Sommelier e “Mestre cavista”, sendo a única estrangeira a ganhar esse título na França. Em 2013, fundou a cave “Divvino Paris”, que se tornou uma referência em vinhos raros, artesanais e orgânicos na capital francesa. Marina é professora de Marketing do Vinho na Kedge Wine Business School e também estudou no “Piemonte”, na Itália, onde obteve o título de Master Food & Wine. Diplomada pela Itália e França como Sommelier e professora na Escola Franck Thomas Formation. 

Foto Herve Witmeur Credito Thiago Faquineli

Hervé Witmeur 
Com os pés na areia e as mãos na terra, o belga Hervé Witmeur incorpora sabores e preparos, que se transformam em rica matéria-prima para suas criações, no La Cozinha, em Barra Grande, e no Éllo, em Jericoacoara, geridos ao lado de sua esposa, a educadora Marie Stas-Witmeur. Apaixonado pela natural cuisine, o chef carrega em sua assinatura a criatividade na combinação das técnicas tradicionais com os insumos locais, a simplicidade, e o uso de orgânicos.

Foto Marie Stas Weitmeur esposa Herve 2 1

Marie Stas-Witmeur 
Naturopata especializada em saúde feminina e bem-estar feminino. Marie Stas-Witmeur é belga e mora no Brasil há 12 anos. Antes de se lançar na naturopatia, era professora especializada em ortopedagogia. Partiu para o Brasil com o marido @Hervewitmeur (chef) para realizar o sonho de morar no exterior e abrir o restaurante @lacozinha no Nordeste do Brasil. Dois filhos depois, Lola de 10 anos e Gaspard de 7 anos, quis mudar os horizontes e voltar a focar no que a move a cada dia. Alimentação saudável, saúde natural, aromaterapia, atendimento personalizado. Decidiu, portanto, realizar estudos de naturopatia

Foto Sebastiao Ferreira

Sebastião Ferreira 
Sebastião Ferreira tem 25 anos de experiência no ramo da gastronomia, buscando sempre se atualizar, com foco nas inovações de sua área profissional. Ainda muito jovem saiu do Brasil para trabalhar nos Estados Unidos, ao voltar para o Brasil começou a trabalhar em grandes restaurantes em São Paulo, Fortaleza e Jericoacoara. No decorrer desse tempo fez cursos como: Sommelier nível 1 pela ABS- São Paulo, nível 1 2 pela ( Wine Spirit Education Trust), seminário qualidade de vida 360°, inteligência emocional e coaching, técnica de vendas e neurociência na venda e ferramentas de PNL.

Foto Luiz de Franca 1

Luiz de França 
Chef, professor e consultor gastronômico. Diplôme de Cuisine pela Le Cordon Bleu São Paulo. Prof Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Coordenador da pós em Patisserie e Boulangerie da Unifametro. Prof. da pós-graduação UNIFOR de cozinha francesa. Mestrando em Gastronomia pela UFC. Especialista em cozinha internacional e regional. Eventos privados e corporativos  , cursos de gastronomia privados e corporativos. Consultoria em restaurantes e lançamentos de produtos/receitas.

Foto Thales

Thales Romão 
A trajetória de Thales Romão na cozinha iniciou-se no Senac Campos do Jordão em 2017 onde realizou o curso qualificação para cozinheiro e em seguida permaneceu trabalhando no Grande Hotel Senac por mais 2 anos. Retornou para Fortaleza para graduação e pós-graduação em gastronomia, nesse período participou da criação e abertura e chefia restaurante “Mayú”, e paralelo a isso realizou a abertura do “Sala 3035” que é um projeto que visa o estilo “Music and Food”. Pela necessidade do Mayu começou a se envolver no mundo da panificação e para se qualificar foi para São Paulo realizar um curso de fermentação natural. Posteriormente começaram os desafios da viennoiserie e surgiu o projeto da Molino, com foco na produção artesanal visando proporcionar experiências gastronômicas mundiais pela panificação. 

Sobre a Escola 
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará. 

Serviço:
Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação
Dias 03 e 04 de junho de 2024
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Rua Manuel Dias Branco, n° 80, Cais do Porto).
Inscrições (28 e 29/05): gratuitas, por meio de inscrição on-line, mediante vagas disponíveis. 

Mais informações:
Site: gastronomiasocial.org.br
Instagram: @escolagastronomiasocial

Leia também