Alunos da Escola de Gastronomia Social visitam o Theatro José de Alencar em ação de integração cultural
Os estudantes da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco participaram de uma atividade cultural no Theatro José de Alencar, no dia 24 de junho, em Fortaleza. A visita integrou a proposta pedagógica da Escola de fomentar o repertório cultural dos alunos e incentivar a ocupação dos espaços públicos da cidade.
Com 115 anos de história, o Theatro José de Alencar é um dos equipamentos culturais mais simbólicos do Ceará, tendo sido um marco na democratização do acesso ao teatro, da aristocracia às massas. Durante o tour guiado, os alunos conheceram as instalações seculares do espaço e visitaram exposições visuais sobre a invisibilidade de certos grupos sociais, apresentando olhares artísticos diversos e questionadores sobre quem ocupa — ou deixa de ocupar — o espaço urbano.
A exposição tinha como o nome (IN)VISIBILIDADES e contemplava perfis da cidade despercebidos da atenção da população e acima de tudo, invisibilizados pela sociedade. A iniciativa reforça o compromisso da Escola de Gastronomia Social em promover vivências formativas para além da sala de aula. Ao aproximar teatro e gastronomia, a ação também evidencia o papel dos equipamentos culturais da Rede Pública da Cultura do Ceará como espaços de encontro, memória e aprendizado coletivo.
Além de centro de formação em cultura alimentar e gastronomia social, a Escola de Gastronomia busca ampliar o acesso à cultura, à arte e à cidadania entre seus alunos e alunas, fortalecendo a relação entre território, identidade e expressão cultural.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.














