Imagem do WhatsApp de 2024 07 09 as 14.21.24 2a4e520c
|

Sorvete de farinhada será lançado neste domingo (14)

Produto de pesquisa realizada na Escola de Gastronomia Social, o sorvete traz o gosto e a identidade de Conceição dos Caetanos (Tururu) e do Ceará

O Sorvete de Farinhada será lançado neste domingo (14), no Complexo Cultural Estação das Artes, a partir das 10h30. O sorvete foi desenvolvido durante a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. 

Resultado do projeto proposto por Joélho Caetano, o sorvete  valoriza a cultura alimentar da comunidade quilombola Conceição dos Caetanos, onde tem seis casas de farinha ativas e   vive a cultura da mandioca diariamente. Agora o sorvete, que traz o gosto e a identidade de Conceição dos Caetanos e do Ceará, estará disponível para venda nos pontos de venda da Bellucci Gelateria, parceira do projeto. 

O foco da pesquisa foi o estudo e o registro da cultura alimentar do território e a criação de um sorvete que representasse a comunidade. Inspirado pela forte presença da agricultura familiar, notadamente nas farinhadas tradicionais. No Laboratório de Criação, junto com Bruno Modolo, o mentor, e Afra Colodette e Andrea Bellucci, idealizadores da Bellucci, Joélho chegou a receita que traz mandioca na base, farofa de rapadura, coco e manteiga da terra, incorporando sabores e ingredientes locais. O trabalho contou ainda com a parceria do Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará para a realização da avaliação sensorial.

“Foi uma ideia que eu propus para aproximar a cultura alimentar da minha comunidade. Eu vi a oportunidade de colocar em prática minha pesquisa através do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social, onde eles abraçaram a causa e viram meu potencial, me deram todas as ferramentas para criar algo novo. Junto com meu mentor, a gente conseguiu fazer uma receita de sorvete gostoso, o mais artesanal possível, com produtos que  a gente consegue pegar ali na terra”, afirma Joélho.

Para o lançamento, a Escola de Gastronomia Social conta com a parceria do Mercado AlimentaCE, Kuya e Complexo Estação das Artes.

Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

SERVIÇO: 

Lançamento do Sorvete Farinhada – 14/07 (domingo) – a partir das 10h30
Local: Complexo Cultural Estação das Artes
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Mais informações:  www.gastronomiasocial.org.br | @escolagastronomiasocial
E-mail: cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br
WhatsApp: (85) 98439-4964

Leia também