WhatsApp Image 2023 05 18 at 10.13.42
|

Escola de Gastronomia Social realiza evento sobre pesquisa científica e cultura alimentar

O evento discute o cenário das pesquisas sobre cultura alimentar no Ceará, Nordeste e Brasil

WhatsApp Image 2023 05 18 at 10.13.42

O Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo o Instituto Dragão do Mar (IDM),  realiza, de modo online, o evento “Debates sobre Pesquisa em Cultura Alimentar”, nos dias 23/05, 21/06 e 19/07. A programação, que conta com a parceria do programa de Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), trará discussões sobre a pesquisa em cultura alimentar nos âmbitos do Ceará, Nordeste e Brasil. 

O primeiro encontro acontece no dia 23 de maio, em formato online, a partir das 17h. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita no site gastronomiasocial.org.br. Nesse encontro inicial, as convidadas Kadma Marques (Uece), Ariza Rocha (URCA) Rildelene Kanindé – (CEPEMA) apontam suas percepções sobre os estudos acerca da cultura alimentar no Ceará.

Com mediação de Vanessa Moreira (EGSIDB) e Paulo Henrique (UFC), a formação propõe conversar sobre o desenvolvimento de pesquisas em cultura alimentar. O objetivo é trocar experiências e vislumbrar um panorama dos estudos realizados em instituições públicas.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

SERVIÇO:
Debates sobre Pesquisa em Cultura Alimentar
Dias 23/05, 21/06 e 19/07, a partir das 17h
Online e gratuito

Dúvidas ou mais informações, entrar em contato com o e-mail: labgastronomiasocial@gmail.com


Mediadores:

Vanessa Moreira

Vanessa Moreira – Coordenadora de Cultura Alimentar e Pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, mestre em Antropologia pela UFPE. Pesquisadora associada da Sigmund Freud University – SFU (Paris). Formação complementar em Audiovisual. Parecerista de assuntos de Gastronomia Cultural do Ministério da Cultura. Pesquisadora do OCCA, o Observatório Cearense de Cultura Alimentar, e associada do Movimento Slow Food. Agenda de pesquisa: inovação em cultura alimentar e modelos alternativos alimentares.

Paulo Henrique 1

Paulo Henrique Machado – Paulo Henrique Machado de Sousa é professor do Curso de Graduação e Mestrado em Gastronomia da UFC, onde coordena o último curso. Tem pós-doutorado em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV e Química pela UFC. Atua na áreas de Gastronomia, com ênfase em Análise Sensorial como ferramenta para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos.

alessandra 1

Alessandra Pinheiro – Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Gastronomia e do Programa de Pós-Graduação em Gastronomia – Mestrado, ambos do Instituto de Cultura e Arte e da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos / Universidade Federal do Ceará, com a pesquisa ENCAPSULAÇÃO DE SUBPRODUTO INDUSTRIAL DE ACEROLA EM MATRIZ COMPOSTA DE GOMA ARÁBICA E MALTODEXTRINA PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO E ESTABILIDADE. Possui Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2007). Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2011) com a pesquisa “Estudo da estabilidade de açaí em pó oriundo de cultivo orgânico”. Desde Março de 2020 se encontra na Coordenação do Curso de Bacharelado em Gastronomia ICA/UFC e atualmente em formação em Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia pela UNINASSAU.

Convidadas:

Ariza Rocha edited

Ariza Rocha – Professora efetiva do Curso de Educação Física – URCA, desde 2003. Possui Pós-doutorado em História pela Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa – FLUL (2013-2014). Seus estudos, pesquisas, publicações e orientações na graduação e pós-graduação estão articulados ao tema: História Cultural da Alimentação, Educação e Saúde. Atualmente, integra a equipe de pesquisadores do Projeto Alimentos Tradicionais do Ceará, Alimentação Escolar e Desenvolvimento Sustentável.

Kadma Marques 1

Kadma Marques – Doutora em Sociologia, com estágio no exterior (Lyon/França). É docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Professora Visitante na Faculté d’Anthropologie, Sociologie et Science Politique (Université Lumière Lyon 2), em 2015. Em 2017, elaborou a proposta e tem coordenado desde então o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), ligado à rede de produtores ECOCeará. Atualmente é Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), na UECE. Tem publicado artigos, capítulos de livros, coordenado projetos, orientado dissertações e teses, e integrado bancas de avaliação de trabalhos de final de curso no Brasil e no exterior sobre os seguintes temas: sociologia da arte e da cultura (com ênfase na cultura alimentar).

Rildelene Kaninde

Rildelene Kanindé  – Tecnóloga em Gastronomia, Mestra em Sociobiodiversidade, Pesquisadora da Cultura Alimentar Indígena, Assessora Técnica da Fundação Cepema.



Professor Jose Arimatea Barros Bezerra

José Arimatea Barros Bezerra – Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Popular em Saúde, doutorado em Educação Brasileira e pós-doutorado em História. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação e Alimentação, atuando no ensino das seguintes disciplinas: política educacional, gestão educacional, antropologia e história da alimentação. Realiza pesquisas sobre as temáticas: políticas públicas de alimentação e nutrição; educação, alimentação e cultura; educação alimentar e nutricional; agricultura familiar; alimentos tradicionais do Nordeste, gênese do saber em alimentação no Brasil e história da alimentação. Coordenador de Gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) UFC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Thagila Maria dos Santos de Oliveira

Thágila Maria dos Santos de Oliveira – Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Estágio Sanduíche na Université de Bordeaux II/ França. Foi aluna do Summer University School em 2019 no Institut européen d’histoire et des cultures de l’alimentation (IEHCA) na Université de Tours/ França.  Atualmente é doutoranda em Antropologia Social pela UFRN e membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS/UFRN). Meus interesses de pesquisa estão dentro do campo da Antropologia da Alimentação e englobam os patrimônios alimentares, a gastronomização das cozinhas, o consumo alimentar e os ativismos alimentares.

Marina Araujo

Marina Araújo – Marina Araújo é cozinheira, pesquisadora e gestora cearense. Esteve à frente de dois restaurantes em Fortaleza, desenvolveu pesquisa sobre a doçaria do Ceará e, atualmente, é diretora do Mercado AlimentaCE.


debates cultura alimentar
modulo 2

Cronograma geral:
Módulo 1 – Roda de Conversa sobre a pesquisa em cultura alimentar no Ceará
Dia 23/05 – 17h às 19h30
Módulo 2 – Roda de Conversa sobre a pesquisa em cultura alimentar no Nordeste
Dia 28/06 – 17h às 20h
Módulo 3 – Roda de Conversa sobre a pesquisa em cultura alimentar no Brasil
Dia 19/07 – 17 às 19h

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.