WhatsApp Image 2025 05 16 at 14.06.48 2

Escola de Gastronomia Social participa do 13º Congresso GIFE em Fortaleza

Evento reuniu iniciativas de impacto social de todo o Brasil com foco na descentralização de riqueza, poder e conhecimento

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco marcou presença no 13º Congresso GIFE, realizado em Fortaleza, no dia 9 de maio de 2025, com a participação de Selene Penaforte, superintendente da Escola, e Vanessa Moreira, coordenadora de cultura alimentar. O evento, promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), é considerado um dos principais espaços de debate sobre filantropia e investimento social do país.

Com o tema “Desconcentrar riqueza, poder e conhecimento”, o congresso reuniu organizações da sociedade civil, institutos e fundações privadas, poder público e empresas em uma programação dedicada ao fortalecimento da democracia e à construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. A escolha de Fortaleza como sede da edição 2025 reforça o reconhecimento do Nordeste como um território pulsante em iniciativas de transformação social.

A Escola de Gastronomia Social integrou a roda de conversa “Filantropia e sistemas alimentares no Brasil”, ao lado de representantes de outras organizações que atuam na promoção da segurança alimentar e no fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis. Durante o encontro, foram debatidos desafios e caminhos para o enfrentamento da fome e da insegurança alimentar no país, além da importância de apoiar a agricultura familiar, a produção local e o acesso a alimentos de qualidade.

A participação da Escola nesse debate reforça a nossa missão institucional de promover educação cidadã, valorização da cultura alimentar e o uso da gastronomia como ferramenta de transformação social, em diálogo com outras iniciativas de impacto do país, foi destacado por Selene Penaforte.

Ao final da programação, a Escola foi apresentada ao público do Congresso como um exemplo de política pública pioneira no Brasil, fruto de uma parceria público-privada entre a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e o Instituto Dragão do Mar (IDM). A iniciativa oferece formação gratuita em gastronomia social, panificação e confeitaria para jovens e adultos, com foco na inclusão socioprodutiva e na valorização dos saberes alimentares dos territórios.

A participação da Escola no Congresso GIFE também contou com a presença e participação de Rachel Gadelha, presidenta do IDM; Ticiana Rolim, CEO do Somos Um CE e Isabel Paz, coordenadora de projetos do IDM, e amplia sua atuação em redes nacionais e reafirma seu compromisso com ações educativas que articulam cultura, alimentação, justiça social e sustentabilidade.

Leia também