Escola de Gastronomia Social no Dia Mundial da Alimentação
As atividades do dia reforçaram a importância da educação alimentar
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, foi um dia repleto de atividades sustentáveis na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Na data que destaca a importância de garantir segurança alimentar para todos os indivíduos ao redor do mundo, o encontro “Da horta à mesa: alimentação e sustentabilidade” contou com 30 participantes.
“A Escola é uma política pública referência no Brasil. Aqui temos ações de combate à fome, que são trabalhadas com nossos alunos, que aprendem diariamente sobre o aproveitamento integral dos alimentos para reconhecer todas as outras potências da comida e essa atividade é uma oportunidade para fazer esse conhecimento chegar a mais pessoas”, afirmou Klaustrianne Queiroga, gerente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.
A programação começou com uma atividade interativa na horta agroecológica, com preparação de compostagem e plantio de sementeiras, acompanhadas por Klaustrianne Queiroga e Assis Mororó, que fazem parte da equipe interna responsável pela horta.
Na sequência, as chefs convidadas Livaní Moura, do restaurante Liva Vida Vegana, e Lorena Machado, do restaurante Gingado preparam duas receitas veganas, super fáceis e deliciosas: nhoque de batata inglesa com ervas da horta na massa e molho branco e o arroz ao molho de moqueca com ora-pro-nóbis, também da horta da Escola.
Para a mestranda em Gastronomia, Alicia Sei, umas das participantes da programação, “Foi uma manhã deliciosa. As atividades associando a horta à cozinha são muito enriquecedoras!”. A gestora ambiental, Manuela Fonteneles, também expressou seu contentamento com as dinâmicas: “Experiência maravilhosa e super enriquecedora”, comentou.
Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, reforçou o compromisso da Escola em transformar a sociedade por meio da alimentação. “A participação da comunidade é essencial, para perpetuar os ideais da gastronomia social, da cultura alimentar e da sustentabilidade, assim como ensinamos aos nossos alunos”, diz.
Os convidados puderam degustar as receitas que foram preparadas e acompanhar o lançamento do e-book “Aproveitamento integral dos alimentos: receitas fáceis, sustentáveis e deliciosas”, apresentado por Izakeline Ribeiro, assessora de comunicação da EGSIDB e organizadora da publicação. “Esse trabalho é uma forma de tornar o conteúdo que trabalhamos na Escola mais acessível ao público, além de ser um convite da Escola à reflexão sobre o nosso papel na construção de um futuro mais justo e sustentável, onde a fome e a desnutrição sejam erradicadas, e todos tenham a oportunidade de desfrutar de uma alimentação adequada e saudável”, afirma Izakeline.
Dia Mundial da Alimentação
Instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 1979, o dia visa aumentar a conscientização sobre a fome e a má nutrição, além de promover iniciativas que busquem soluções sustentáveis para esses problemas.
A cada ano, o Dia Mundial da Alimentação aborda um tema específico, refletindo os desafios atuais enfrentados pelo sistema alimentar global. Em meio a crescentes preocupações com as mudanças climáticas, desigualdade social e desperdício de alimentos, a data serve como um lembrete da necessidade de ações coletivas para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e nutritiva.
Além disso, o dia promove a importância da educação alimentar e da valorização da cultura e das práticas agrícolas sustentáveis, fundamentais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Confira mais fotos