IMG 20251001 WA0141 scaled
|

Curso de doces caseiros em Quixelô: valorização de saberes tradicionais e homenagem à Mestra da Cultura Francinilda Freitas

Formação promovida pela Escola de Gastronomia Social e Secretaria de Cultura reuniu moradores fortalecendo a cultura alimentar local

A cidade de Quixelô recebeu, entre os dias 23 e 26 de setembro, o curso Produção de Doces Caseiros, realizado no Centro Cultural do município. A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Cultura do Estado, Secretaria de Cultura de Quixelô e Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), como parte da homenagem à doceira tradicional Francinilda Freitas Rodrigues, ou Dona Francinilda, reconhecida como Mestra da Cultura pela sua trajetória dedicada à produção de doces regionais desde os anos 1960.

Durante a formação, ministrada pela professora Telma Carvalho, os participantes aprenderam receitas tradicionais como doces de leite (nas versões liso, caroçudo e de corte), doces de banana, goiabada cascão, cocadas e biscoitos, aproveitando frutas e ingredientes dos quintais locais. A proposta foi incentivar o uso criativo dos recursos disponíveis na região para fortalecer a cultura alimentar e gerar alternativas de renda.

“Foi muito prazeroso presenciar como os alunos se envolveram com o curso e perceberam a riqueza que existe em seus próprios quintais. Pequenas mudanças no saber-fazer podem transformar a vida dessas pessoas. Voltei com a sensação de dever cumprido”, destacou Telma Carvalho.

A programação encerrou com a homenagem a Dona Francinilda em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Quixelô. Os alunos receberam certificados emitidos em nome da mestra e, em seguida, comunidade e autoridades seguiram em caminhada até a casa da homenageada para a entrega da comenda, em um momento de forte emoção e celebração cultural.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço

Curso Produção de Doces Caseiros
Local: Centro Cultural de Quixelô
Data: 23 a 26 de setembro de 2025
Promoção: Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), Secretaria de Cultura de Quixelô e Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB)
Mais informações: www.gastronomiasocial.org.br
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Telefone: (85) 99295-2122 | 99295-6179
Instagram: @escolagastronomiasocial

Leia também