alunos curos profissionalizantes 2024.1.2

Formação em gastronomia promove transformação social e valorização de ingredientes cearenses

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco forma 82 auxiliares de  Panificação e Confeitaria

Depois de dois meses de formação, os alunos dos cursos profissionalizantes de  Panificação e Confeitaria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (DIM), estão aptos para atuar como auxiliares nas respectivas áreas ou em empreendimentos próprios. Os concludentes da primeira turma de 2024 apresentarão, nesta terça-feira (30/07), receitas desenvolvidas durante o curso, em evento direcionado para empresários e profissionais do setor gastronômico. 

A proposta é que o mercado conheça o trabalho dos alunos e tenha contato direto com os profissionais recém formados. Para destacar a cultura alimentar cearense, durante o evento serão apresentados pratos com o uso de ingredientes locais, como rapadura, caju, acerola, tamarindo, coco, cajá e plantas alimentícias tradicionais como bertalha, palma, araruta, entre outras. 

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco aborda a concepção de transformação pessoal e social a partir da geração de capitais – social, cultural, intelectual e econômico. Agrega valores como identidade e compromisso sustentável, cidadania, diversidade, criatividade e inclusão, tudo pensado para mudar a vida de alunos e alunas e, consequentemente, da comunidade.

“A Escola utiliza a gastronomia como uma linguagem capaz de proporcionar mobilidade social por meio de cursos, além de ressaltar e promover a cultura alimentar com os modos de cozinhar e comer dos cearenses”, destaca Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

alunos curos profissionalizantes 2024.1

Sobre a escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Algumas receitas desenvolvidas durante o curso:

Panificação
Oxente, um sonho de café (Pão sonho de café e rapadura, com hambúrguer de carne de sol e maionese de palma)
Tocaccia (Focaccia de tamarindo, com carne de sol e molho agridoce de tamarindo)
Cajuruta (Massa folhada de araruta, com carne de caju e pesto de plantas tradicionais)

Confeitaria
Croc de Moça (massa frita adocicada e saborizada com bacon empanado com panko e coco ralado e servida com ganache de pimenta)
Bar Candy (entremet com mousses de café, chocolate e queijo coalho, glaçado e finalizado com arabescos)
Mangarola (verrine de ganache alcoólica, creme de manga, praliné de amendoim e geleia de acerola)

Serviço:
Conclusão cursos profissionalizantes EGSIDB 2024.1
Dia 30 de julho, terça, 16h. Evento exclusivo para convidados.
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Site: www.gastronomiasocial.org.br

Leia também