Inscreva-se: Atividade formativa sobre sociobiodiversidade, tradição e inovação
Evento é organizado pelo Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios e Reenvolver
O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, programa de pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promoverá uma atividade formativa, nos dias 18 e 19 de setembro, para compartilhar experiências sobre o desenvolvimento, aperfeiçoamento e manutenção no mercado de produtos que fortaleçam a cultura alimentar e a sociobiodiversidade. A aula acontece de forma virtual e para participar, os interessados devem inscrever-se no site gastronomiasocial.org.br, até 18 de agosto, e aguardar um e-mail com as informações de acesso ao curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
A atividade gratuita, pensada para alunos e professores de gastronomia, pesquisadores de cultura alimentar e pequenos produtores, foi desenvolvida em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios e Reenvolver. O objetivo é reunir instituições, produtores e pesquisadores envolvidos com produções artesanais em um cenário que, muitas vezes, não valoriza adequadamente o consumo local e os saberes tradicionais. Queremos criar um espaço para a discussão e a valorização desses ofícios e tradições que são essenciais para a nossa cultura alimentar.
De julho de 2024 a fevereiro de 2025 acontecerá o Programa de Formação para Pesquisa em Cultura Alimentar, que acontece em paralelo com o desenvolvimento das pesquisas, contribuindo no aprofundamento do conceito de cultura alimentar e das estratégias de valorização de produtos e metodologias que fortaleçam a tradição e a inovação de práticas alimentares.
A EGSIDB surge para ser um centro de formação e pesquisa em cultura alimentar e gastronomia social, com metodologias diferenciadas de educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Com um programa de formação pioneiro na história das políticas públicas do país, a EGSIDB integra uma série de ações no campo da cultura, que fortalecem saberes e elementos da biodiversidade do Estado do Ceará.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Serviço
Atividade formativa sobre sociobiodiversidade, tradição e inovação
Inscrições: Até dia 18 de setembro no site
Aula: Dias 18 e 19, das 16h às 19h30.
Redes Sociais: @escolagastronomiasocial
Dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (85) 98439-4964 ou pelo e-mail cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br