WhatsApp Image 2025 08 26 at 11.02.30 scaled
|

Escola de Gastronomia Social leva curso básico à comunidade quilombola do Tururu (CE)

A formação conduzida pela professora Telma Carvalho fortalece a culinária regional e amplia oportunidades de aprendizado para os moradores

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) iniciou, neste mês de agosto, uma série de cursos básicos externos no município de Tururu, a 112 km de Fortaleza, em parceria com a comunidade quilombola local. As formações acontecem no Centro Educacional da comunidade e são conduzidas pela professora Telma Carvalho, integrando a política de descentralização da Escola e ampliando o acesso à formação em gastronomia.

Na primeira semana, entre os dias 18 e 22 de agosto, foi realizada a oficina Comida de Rua: Pratos Regionais (20h), com aulas noturnas que valorizaram saberes locais e trouxeram técnicas profissionais aplicadas a pratos típicos de rua, como galinha, estrogonofe, vatapá e os tradicionais “pratinhos”.

Joélho Caetano, criador do sorvete Farinhada e integrante do 6º Laboratório de Criação da EGSIDB, esteve presente e destacou a importância da experiência:

“Na primeira semana rolou muito pratinho, foi um curso de comida de rua, então rolou carne de galinha, estrogonofe, vatapá, aquela comida mesmo de rua. Os alunos aprenderam técnica, aperfeiçoamento, que eles não conheciam para fazer um bom pratinho.”

As atividades continuam nesta semana, com os cursos:

  • Básico em Panificação (20h) – de 25 a 29 de agosto, no período da manhã;
  • Básico em Confeitaria (20h) – de 25 a 29 de agosto, no período da tarde.

Com essas formações, a Escola reafirma seu compromisso em levar a educação em gastronomia para além da capital, fortalecendo comunidades, tradições locais e incentivando práticas que unem saberes populares e conhecimento técnico.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço

www.gastronomiasocial.org.br
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Telefone: (85) 99295-2122
Instagraminstagram.com/escolagastronomiasocial

Leia também