fe0da936 a425 4a52 a63c 908ba4eccea2

Escola de Gastronomia Social faz visita cultural em Quixadá (CE)

Visita contou com ações em comunidade rural, Cipó dos Anjos

No último sábado, 5, a equipe da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco foi até Quixadá, no Sertão Central cearense participando da tradicional Festa do Feijão na comunidade do Cipó dos Anjos. A ação marcou não só a realização de um curso especial, mas também um momento de integração entre as equipes de coordenação pedagógica e laboratório de criação da escola e a comunidade local.

O curso foi ministrado no período de 02 a 05 de julho pelo professor Antônio Moscatto para 11 mulheres da comunidade Cipó dos Anjos, tendo como insumo base para todas as preparações, o feijão. Esse festival celebra a festa da colheita do feijão na região. A oficina teve como objetivo explorar suas potencialidades em pratos criativos e acessíveis, promovendo o aprendizado coletivo e valorizando a cultura alimentar da região.

A programação também contou com o concurso de melhor prato, em que 5 participantes do curso prepararam pratos com apoio do professor, tendo monitores da escola como jurados do concurso. Os participantes foram premiados por participação e desempenho, contando com premiações desde a panelas de pressão, ou quantias em até 300 reais. A equipe se envolveu na troca de forma colaborativa, construindo junto com as alunas um ambiente acolhedor, inspirador e cheio de possibilidades com direito a almoço na praça com: feijão, carneiro e outros tipos de carnes.

Na segunda parte da viagem, no centro de Quixadá, a equipe numerosa foi recebida pelo produtor cultural da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Alysson Cavalcante. Mergulhando para um lado mais cultural e turístico, além de ser guidados por Alysson para conhecerem o espaço cultural, a Escola conheceu os pontos da barragem do Cedro, a Pedra da Galinha Choca e o Santuário Rainha do Sertão.

Foi um momento em que todos puderam perceber que aprender, cozinhar e criar é possível quando se compartilha saberes com respeito e entusiasmo. A viagem foi além de uma atração turística, uma atividade extracurricular fora da Escola como forma de aproximar nossa equipe com as pessoas e a cultura do restante do estado do Ceará.

Leia também