complexo gastronomico da sabiaguaba architectus s s 12
|

Oficinas gratuitas de Gastronomia e Memória da Sabiaguaba destacam receitas, histórias e saberes da comunidade

Nos dias 10 e 17 de setembro, permissionários do Complexo e professores da Escola de Gastronomia Social compartilham receitas, histórias e saberes que atravessam gerações

complexo gastronomico da sabiaguaba architectus s s 17
Imagem: Galeria ArchDaily

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) e o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba realizam, em setembro, as Oficinas de Gastronomia e Memória da Sabiaguaba, com o tema “Cozinha Viva da Sabiaguaba – Receitas, histórias e saberes da comunidade”.

A iniciativa busca valorizar e preservar a cozinha viva da Sabiaguaba como patrimônio cultural e gastronômico, promovendo encontros entre tradição e inovação. As oficinas reúnem permissionários do Complexo e professores da Escola de Gastronomia Social, que irão compartilhar receitas de família, histórias de vida e saberes transmitidos de geração em geração.

O objetivo é fortalecer o protagonismo dos cozinheiros e empreendedores locais, reafirmar a Sabiaguaba como referência de identidade e resistência na gastronomia cearense e criar experiências de aprendizado, afeto e pertencimento.

As atividades são voltadas para a comunidade local, visitantes do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, estudantes da Escola de Gastronomia e demais interessados em cultura alimentar. Além disso, os participantes terão direito a certificado gratuito de 4 horas por oficina, emitido pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Programação

10 de setembro (quarta-feira)

  • 14h às 18h – Visita guiada ao Museu Centro de Memórias Raízes da Sabiaguaba
  • 15h10 – Oficina Moqueca de camarão com Dona Neide (Quiosque Tropicaliente), mediação de Bruno Modolo
  • 16h10 – Oficina Do rio para a mesa: Filé de peixe à Belle com Josiane Nogueira (Quiosque Dunas), mediação de Bruno Modolo
  • 17h10 – Oficina Do Mangue ao Prato: Patas Empanadas com Vinagrete Tropical com Bruno Modolo (EGSIDB)
  • 18h – Encerramento das atividades do dia

17 de setembro (quarta-feira)

  • 14h às 18h – Visita guiada ao Museu Centro de Memórias Raízes da Sabiaguaba
  • 15h10 – Oficina Arroz de camarão com Dona Bibi (Quiosque O Lucas), mediação de Amélia Muniz
  • 16h10 – Oficina Coxinha de caranguejo com maionese de coentro com Ana Carina (Quiosque Samburá), mediação de Aline Caetano
  • 17h10 – Oficina Bucadim gelado na bêra do rio: Bolo gelado com calda de cachaça e rapadura com Talita Ribeiro (EGSIDB)

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço
www.gastronomiasocial.org.br
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Telefone: (85) 99295-2122
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial
Local: Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba – Fortaleza – CE
Datas: 10 e 17 de setembro, das 14h às 18h
Como participar: Aberto à comunidade local, estudantes e visitantes, com emissão de certificado pela EGSIDB

Leia também