Restaurante-Museu na Barra do Ceará: estudantes da Escola de Gastronomia Social visitam o Albertu’s
Aulas de campo integram formação cultural e gastronômica dos alunos

Em 9 de agosto, os alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco participaram de mais um ciclo de visitas técnicas, desta vez foram no sábado até o bairro Barra do Ceará, o mais antigo de Fortaleza. A atividade uniu patrimônio cultural e experiência gastronômica, fortalecendo a conexão dos estudantes com o território e com tradições locais.
A turma foi recebida no Albertu’s, localizado na Avenida Radialista José Lima Verde, um restaurante com mais de quatro décadas de história, reconhecido por sua comida regional e pelo papel de ponto de encontro da comunidade local. O diálogo com os gestores do restaurante trouxe reflexões sobre tradição, permanência e o impacto cultural da gastronomia no bairro.
No formato de museu orgânico, o restaurante preserva práticas, histórias e afetos, valorizando o território como patrimônio cultural. Os estudantes puderam conhecer o funcionamento do espaço, ouvir relatos sobre sua trajetória e refletir sobre como a gastronomia pode ser, ao mesmo tempo, alimento, cultura e identidade.
É o que Juliana Coelho, aluna de Cozinha Básica, pontua. “Foi minha primeira vez no museu orgânico! Nossa, foi uma oportunidade incrível de aprender sobre a história e a cultura deles, o local onde eles vivem, a preservação da memória deles com fotos. Achei muito interessante a cultura alimentar que eu não conhecia. Foi um dia incrível que a Escola deu a oportunidade de conhecer.”
Na mesma direção, Lucas Fontenele, também do curso de Cozinha Básica, compartilhou sua visão: “Eu esperei que a visita me mostrasse uma perspectiva diferente da minha habitualidade no que se refere à alimentação cotidiana. Eu considero importante aprender a cultura alimentar de diferentes regiões e povos e a história por trás disto tudo. Acredito que o museu cumpriu bem esse papel mostrando a realidade daquela região tão importante para a cidade de Fortaleza. E conhecer pessoas que lutam para manter essa história viva deixa tudo mais especial.”
Essas visitas fazem parte da metodologia pedagógica da Escola, que alia a prática profissional à vivência cultural, ampliando o repertório dos estudantes e fortalecendo sua formação como profissionais versáteis e conectados às raízes do Ceará.
Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará.
Serviço:
www.gastronomiasocial.org.br
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Telefone: (85) 99295-2122
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial


















