| Lugar de comprar

elemento6
elemento7
Baturité

O Centro de Referência do Café de Sombra é um importante espaço de concentração e distribuição de produtos locais. Um espaço permeado pela cultura alimentar que tem o café como grande protagonista e onde é possível provar os bolos de banana de mulheres da Serra do Evaristo ou as trufas de pimenta com café, além de ouvir histórias sobre a região e, obviamente, seu principal produto: o café.

Fortaleza

Conhecido como o maior mercado de artesanato do Brasil, o Mercado Central localiza-se no Centro de Fortaleza tem sua origem no começo do séc. XIX com o comércio de hortifrutis e carnes, mas foi na década de 1930 que se iniciou a venda de artesanato. Na década de 90, o Mercado Central passa pela reforma responsável por transformá-lo em um dos principais pólos de oportunidades para artesãos e comerciantes.
Além de bordados, enxovais, lembranças locais, o Mercado Central é responsável pela venda de vários insumos característicos do Ceará, como as castanhas de caju, cachaças e doces de diversas frutas locais, sendo considerado assim um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

Fortaleza

Localizado no Centro de Fortaleza, o Mercado São Sebastião é um dos mais tradicionais equipamentos de comércio popular da cidade. Inaugurado há mais de 120 anos, a estrutura de metal que definia o Mercado foi montada em vários locais da cidade, até ser levada para a praça onde se localiza atualmente na década de 1960. Com o tempo, essa estrutura ficou pequena para comportar o crescimento dos quiosques e bancas, levando a uma série de reformas, sendo uma das mais importantes a de 2006 – projetada pelo arquiteto cearense Fausto Nilo –, quando ele foi tombado pelo município.

Atualmente, além das bancas de frutas e verduras e dos quiosques onde se encontra utensílios ligados direta ou indiretamente aos preparos culinários, o Mercado São Sebastião possui ainda um polo gastronômico, composto por pequenos restaurantes conhecidos por servir preparos típicos da região, como a panelada, buchada, rabada, carne de sol e de carneiro.

Viçosa do Ceará

Fabricação e comercialização de produtos de panificação. Esta produção segue receitas tradicionais da região; e, em destaque, o pão caseiro, o pão de coco, a rosca-queijo, e diferentes tipos de bolos. A base de toda esta panificação é no trigo, na goma, no polvilho e no queijo. A Janelinha de Seu Messias é um anexo de sua casa e hoje o negócio é comandado por seus filhos e filhas que seguem a tradição do pai.

Cascavel

Na comunidade de Moita-Redonda, encontramos a produção de utilitários para cozinha e para o serviço à mesa feitos artesanalmente a partir do barro, que é trabalhado para formar a pasta, quando o barro adquire a plasticidade necessária para ser modelada em torno manual. Nesta produção destaque para as panelas, que no imaginário tornam-se peças icônicas para diferentes processos culinários tradicionais.

Itapipoca

O grupo “Balança o Coqueiro”, no Sítio Coqueiro, que reúne cerca de 200 pessoas, implantou um projeto de produção de óleo de coco agroecológico, a partir de um amplo entendimento social e ideológico de ocupação da terra.

Além da produção do óleo, há também a produção de cocada, farinha de coco e coco ralado. O coco é uma fruta que está muito integrada aos nossos hábitos alimentares, é também tema para a dança do coco, manifestação tradicional praieira do Nordeste. E assim, o Balança o Coqueiro traz o lúdico aliado à causa socioeconômica para a comunidade.

logo mapa2

O mapa será regularmente atualizado e complementado para torná-lo sempre vivo e funcional.